A Capela Sagrado Coração de Jesus, em Barbacena (MG) celebrou a profissão religiosa dos noviços e noviciado no dia 31 de janeiro de 2020. A data do evento faz alusão a São João Bosco, reverenciando a sua memória e trabalho que o fez conhecido como o “Pai e Mestre da Juventude”.
O evento foi organizado pela Congregação Salesiana, reunindo padres, religiosos e religiosas de várias regiões do país. Também esteve presente Luciano de Oliveira Silva, representante dos salesianos na área episcopal da Diocese de Leopoldina, região onde existem grupos da Adolescência Missionária Salesiana (AMS) e Juventude Missionária Salesiana (JMS).
Eles fazem parte de uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana fundada em 1859 por São João Bosco, sendo aprovada pelo Papa Pio IX em 1874.
O foco do trabalho dos salesianos são os jovens, principalmente os mais pobres que estão em situação de risco. Também se dedicam aos leigos evangelizadores, à família, aos povos ainda não evangelizados e a comunicação social.
A celebração aconteceu na Capela Sagrado Coração de Jesus. Na ocasião, os membros da 53º turma de noviços fizeram um agradecimento aos leigos da Diocese de Leopoldina, que contribuem com as atividades pastorais e celebrações. Confira a íntegra do agradecimento:
Confira a íntegra da carta:
AGRADECIMENTO DA PRIMEIRA PROFISSÃO RELIGIOSA
53° TURMA DE NOVIÇOS – 2019/2020
Excelentíssimo Reverendíssimo bispo. Reverendíssimos Padre Orestes, Padre Elias e Padre Jefferson, caríssimos Salesianos de Dom Bosco, caros noviços, FMA, membros da Família Salesiana, religiosos (as), sacerdotes diocesanos, jovens, oratorianos, familiares, amigos e demais leigos (as) que aqui se encontram. Com o coração agradecido rendemos graças a Deus por nos chamar à vocação salesiana.
“Aquilo que somos, somos pela Graça de Deus” 1 Cor 15, 10, não somos especiais, somos simplesmente aquilo que Deus realiza em cada um de nós, pois “Deus realiza coisas grandes em criaturas pequenas”. Durante este ano de noviciado, conhecido como o ano “laboratório”, fomos convidados a mergulhar no Carisma Salesiano. Por isso somos muito gratos ao nosso mestre, P. Adalberto, pela sua paternidade e paciência mesmo que o senhor tenha perdido cabelos e os que sobraram ficaram brancos. Agradecemos a equipe formadora e a todos os salesianos que contribuíram com a nossa formação, pois não apenas com livros e documentos nos falaram do Carisma Salesiano, mas também com a própria vida cotidiana, nos dando o exemplo de que é possível vivê-lo hoje e que vale a pena dizer ‘sim’ a esse projeto de vida.
À Família Salesiana pelos grupos da Associação de Maria Auxiliadora, dos Salesianos Cooperadores, dos Voluntários Com Dom Bosco, das Voluntárias de Dom Bosco e das FMA a nossa gratidão pelo apoio, orações, fraternidade, trabalhos e por nos apresentar, na especificidade das vocações, a diversidade do carisma salesiano.
Aos jovens e grupos juvenis com os quais tivemos contato que nos ajudaram a aprofundar a nossa opção carismática, fazendo presente o que nosso Pai Dom Bosco dizia ”Basta que sejais jovens para que eu vos ame”, obrigado pelos momentos de alegria, oração e amizade.
A nossa gratidão aos membros desta capela Sagrado Coração de Jesus, aos colaboradores da nossa casa, leigos da diocese de Leopoldina e benfeitores pela participação em nossas atividades pastorais e celebrações. Ressaltamos que a presença de cada um de vocês em nossa obra é de suma importância, uma vez que nos ajudaram a fortificar a nossa Fé. O exemplo do trabalho e doação de vocês nos fazem recordar o primeiro oratório salesiano em Valdocco. Pois foi nesse espírito de família que Dom Bosco começou e é assim que nós continuamos.
Não podíamos deixar de recordar da equipe litúrgica na pessoa do S. Luiz Fernando, os Acólitos de Barbacena, de São João Del Rey, novos noviços e salesianos, que prestaram o serviço ao altar nesta celebração. Somos muito gratos ao ministério de música Anjos de Deus da Paróquia São Sebastião, ao prof° Junior e seus convidados que animaram toda a parte musical desta belíssima celebração. Obrigado pela disponibilidade de cada um e por colocar seus dons a serviço. Deus vos recompensem.
Agradecemos sobretudo aos nossos pais que nos iniciaram na caminhada de Fé e foram os nossos primeiros modelos enviados por Deus. Eles não só nos ensinaram a dar os primeiros passos mas também a primeira oração, no Batismo eles nos consagraram a Deus e hoje nós reafirmamos esse ato com a profissão religiosa. Aos nossos familiares e amigos somos imensamente agradecidos pelo incentivo e apoio.
Expressamos nossa gratidão as inspetorias aqui representadas na pessoa dos Padres Orestes, Elias e Jefferson que nos acolheram e acompanharam no processo formativo e acreditaram na nossa vocação.
Ao senhor, padre Orestes, pelo serviço de liderança prestado a frente da Inspetoria São João Bosco, pela fraternidade e pela sua figura paterna que nos remete a Dom Bosco e o torna vivo no meio de nós, como sinal da nossa gratidão, ofertamos um singelo presente e o nosso muito obrigado.
Finalmente, como neo-professos e crentes de que “Aquilo que somos, somos pela Graça de Deus” (1Cor 15, 10) elevamos a Ele um canto que brota dos nossos corações agradecidos.