“Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo” (Mt 20,26)
No último dia 02 deste mês, Solenidade da Apresentação do Senhor ao Templo, os agentes de movimentos, pastorais e comunidades estiveram reunidos na Igreja Matriz Divino Espírito Santo, juntamente com o pároco Padre Silas e o conselho de Pastoral Paroquial, para a abertura do ano pastoral de 2019.
Este ano, a equipe escolheu como temática para o caminhar pastoral a passagem de Mt 20,18-26, que nos coloca dentro de um momento de tensão entre os discípulos. Conhecedor profundo da sua realidade, Jesus pede aos discípulos que não sejam como os reis e os governadores. De modo direto, claro e provocativo, pede uma mudança radical na vida e no modo de ser dos seus discípulos. Depois, ele vai estender essa sua proposta para a construção do Reino de Deus a todos os seus seguidores. Quem quiser seguir Jesus, não deverá buscar privilégios, os primeiros lugares, usar o poder para mandar e manipular, mas ser o servo de todos.
Após orações e a reflexão do texto bíblico por Pe. Silas Geraldo, a consultora gerencial, Alexandra Peron trabalhou de forma bem clara e objetiva sobre o perfil do líder, utilizando como pano de fundo a eficiente liderança de Jesus Cristo, que produz seguidores até os tempos de hoje, fazendo d’Ele o maior líder de toda a humanidade. Apontou para os presentes as características de um bom líder, entre elas:humildade, pro-atividade, compreensão, paciência e confiança.
Seguido ao momento formativo, os presentes tiveram a oportunidade de se confraternizar, conversar, partilhar as expectativas para o ano pastoral durante um café servido na varanda da Igreja Matriz. No retorno, o coordenador do CPP, Gustavo Reis, repassou toda a estrutura do ano pastoral que terá como novidade os trabalhos das pastorais e movimentos agrupados emtrês equipes chamadas Pré-Matrimonial; Pós-matrimonial e Casos Especiais.
Sobre a proteção de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil e sob a luz do Espírito Santo, caminharemos este ano, sempre pedindo a graça de sermos servos, anunciadores e testemunhas de Cristo.
Ubá-MG, 06 de Fevereiro de 2019
Conselho de Pastoral Paroquial.