As páginas oficiais da Diocese de Leopoldina e de dom Edson Oriolo, ambas no Facebook, transmitirão simultaneamente um bate-papo sobre a ação pastoral pós-pandemia.
A primeira live acontecerá nesta sexta-feira, 5 de junho de 2020, às 20:00, com a participação de Laima Feitosa, da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belo Horizonte; padre Agnaldo dos Reis Ferraz, assessor eclesiástico da Pastoral do Dízimo da Diocese de Leopoldina; dom Edson Oriolo, bispo da Igreja particular de Leopoldina e do padre Roberto Marcelino, secretário executivo da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Leste 2.
Eles discutirão o teor dos artigos publicados por dom Edson no sítio eletrônico da Diocese de Leopoldina, que refletem sobre os desafios da Igreja Católica neste período de afastamento social, bem como as perspectivas para a ação Evangelizadora pós-pandemia.
Ao longo do mês de junho estão programadas outras lives, com convidados que também terão a oportunidade de conversar sobre a série de artigos inéditos do escritor, publicados todas as semanas. (Confira a programação abaixo).
Em seu primeiro texto, o autor descreveu os reflexos da pandemia, que culminaram com o fechamento dos templos católicos e restringiu o contato direto com as pessoas, destacando os desafios de uma ‘Igreja em Saída’, analisando a conjuntura e propondo uma discussão sobre a reconstrução de uma eclesiologia mais ousada, na dinâmica da missionariedade.
No segundo artigo, dom Edson falou sobre as crises econômicas sistêmicas no Brasil, agravada neste período, interferindo diretamente nas atividades de manutenção da Evangelização, celebração e partilha nas dioceses, paróquias e comunidades eclesiais missionárias, citando o espírito de diocesaneidade, caridade pastoral e comunhão na Igreja Particular de Leopoldina.
No seu mais recente artigo, publicado nesta quarta-feira, 03 de maio de 2020, ele analisa as gerações ao longo da história, enfatizando as características das mudanças na sociedade pós-moderna e digital. Cita a ‘geração das lives’ como uma das formas imperativas de evangelizar, mas ressalta os valores imutáveis consolidados, acreditando que os eventos ao vivo serão um dos caminhos para promover a Palavra de Deus, sendo uma descoberta importante da Igreja Católica neste universo virtual.