A Congregação dos Agostinianos da Assunção tem um novo diácono transitório para o serviço da Igreja, pois o Ir. Jefferson de Oliveira Marques foi ordenado na tarde deste domingo, 20 de novembro de 2022, na Igreja Matriz São Sebastião da Mata, em Eugenópolis (MG), pela imposição das mãos de dom Edson José Oriolo dos Santos, bispo da Diocese de Leopoldina, área episcopal onde o Ir. Jefferson exerce o seu trabalho pastoral, em especial nas paróquias de Vieiras e Eugenópolis, que estão sob os cuidados dos padres Assuncionistas.
A Solene Celebração Eucarística foi concelebrada pelo padre Luiz Gonzaga da Silva, aa, superior provincial da congregação; também pelo padre Marcos Antônio Dias, aa, pároco da Paróquia de Eugenópolis, além de tantos outros sacerdotes Assuncionistas e do clero diocesano.
Também participaram da celebração os seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida de Leopoldina, os pais do Diác. Jefferson, o senhor José Marques Filho e Maria das Dores Tomaz Marques, sua irmã Micheli e demais familiares, além de uma parcela do povo de Deus desta região.
Em homilia, dom Edson Oriolo lembrou diversos aspectos relacionados à missão de um diácono, entre eles o de ser um sinal de Cristo na vida de nossa Igreja, que recebe a Graça sacramental que determina o espirito no qual vai exercer o seu ministério. “São investidos na missão de servir e devem ser reconhecidos em suas prerrogativas ministeriais como verdadeiros colaboradores do bispo e dos sacerdotes, sobretudo, na Palavra, Liturgia e também na caridade”, frisou.
O bispo de Leopoldina citou o Papa Francisco, que durante homilia no Jubileu dos Diáconos, realizado no ano de 2016, orientou que o mesmo não deve ser agarrado ao próprio tempo para evitar ser escravo de uma agenda pré-definida, mas sim, sempre abertos aos imprevistos do cotidiano de Deus. “O diácono deve saber abrir as portas a quem chega mesmo fora do horário, sendo verdadeiros servidores e sempre abertos para acolher as pessoas”, comentou.
Nos ritos finais, o diácono Jefferson fez o uso da palavra para agradecer a todos os irmãos e irmãs pela presença, externando a sua alegria em dar mais um passo em sua trajetória de serviço à Igreja. “Agradeço a Deus pelo dom de minha vida e de me chamar para ajudar no serviço do Reino de Deus, não me deixando desanimar nos momentos difíceis”, comentou.
Visivelmente emocionado, fez um agradecimento especial aos seus pais José e Maria das Dores e de mais familiares presentes na celebração. “Estão presentes nos bons e nos momentos de dificuldades. Agradeço por tudo, pelo suporte e apoio, que Deus abençoe e Nossa Senhora os proteja”, disse.
Também agradeceu aos padres da Congregação dos Agostinianos da Assunção, a quem denominou de “Família”, pelo acolhimento e ajuda em seguir adiante. Mencionou tantas outras pessoas para demonstrar sua gratidão, como os que ajudaram na preparação de sua ordenação.
Também citou o bispo de Leopoldina, dom Edson Oriolo, os sacerdotes e seminaristas presentes, além do povo das comunidades paroquiais e eclesiais missionárias de Eugenópolis e Vieiras, onde vem exercendo o seu trabalho pastoral desde fevereiro de 2022. Recordou com carinho do povo da Argentina e do Chile, onde trabalhou na Comunidade Internacional de Formação Assuncionista.
BIOGRAFIA
O irmão Jefferson de Oliveira Marques nasceu na cidade de São Paulo no dia 01 de dezembro de 1980. Seus pais José Marques Filho e Maria das Dores Tomaz Marques, ambos nordestinos, vieram jovens para São Paulo em busca de uma vida melhor e assim constituíram a família.
Hoje, a família vive na cidade de Campinas. Seus pais trabalham no comercio. O irmão Jefferson é o mais velho, e tem mais dois irmãos (Micheli e Petterson) ambos moram na cidade de Campinas – SP, onde também reside seus pais e ali trabalham.
O diácono Jefferson desde pequeno já participava se sua comunidade de origem, Divino Espírito Santo na Paróquia de São Judas Tadeu, na cidade de Campinas e que está aos cuidados dos Agostinianos da Assunção.
Na comunidade, o irmão Jefferson ajudou em várias pastorais. Foi catequista, ministro da Palavra e da Eucaristia, vice coordenador da comunidade, liturgia, participante do grupo de oração, grupo de Jovens, pastoral carcerária entre outras.
Antes de iniciar sua etapa formativa na Assunção passou pela Arquidiocese de Campinas onde cursou a faculdade de Filosofia na PUC – Campinas.
Iniciando sua caminhada na Assunção em 04 de agosto de 2014 na cidade de Campinas ali realizou seu Aspirantado. Em janeiro de 2015 foi enviado a Santiago, no Chile, onde iniciou os estudos teológicos na UC (Universidade Católica – Chile), ficando até dezembro no mesmo ano realizando sua etapa do Postulantado.
Retornando ao Brasil, iniciou seu noviciado em Espírito Santo do Pinhal, no ano de 2016. No dia 08 de Janeiro de 2017 professou votos solenes, sendo assim um religioso Assuncionista.
Em fevereiro de 2017 foi enviado a Argentina parra fazer parte da Comunidade Internacional de Formação Assuncionista e iniciar os estudos teológicos na UCA (Universidade Católica da Argentina), contribuindo nas atividades pastorais do Santuário Nossa Senhora e Lourdes e também no colégio de Lourdes.
No final do ano de 2021 regressou ao Brasil e deste fevereiro de 2022 reside na cidade de Eugenópolis MG.