A Pastoral Social da Diocese de Leopoldina está promovendo um retiro voltado aos agentes paroquiais dos 34 municípios da Zona da Mata Mineira que compõe sua área episcopal, para um encontro com a antropóloga Moema Miranda. Ela e outros especialistas foram convidados pelo Papa Francisco a participarem do Sínodo da Amazônia.
De volta ao Brasil, tem promovido debates sobre o tema, ressaltando a importância do documento final da Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para a Região Pan-Amazônica, que aconteceu em Roma, entre os dias 6 e 27 de outubro de 2019. O tema ressalta a escassez de clero naquela região, além dos problemas sociais e ecológicos.
Para falar sobre o assunto, ninguém melhor do que a própria auditora do Sínodo da Amazônia, que estará presente em Belisário (MG) para assessorar o evento, agendado para o dia 28 de março de 2020, de 8:00 às 16:00, na Vila Franciscana.
Para o Frei Gilberto Teixeira da Silveira, assessor eclesiástico da Pastoral Diocesana Social, será uma ótima oportunidade para aprofundar os apelos que o Papa nos dirige em sua Exortação Apostólica ‘Querida Amazônia’, além de vislumbrar novos caminhos para a Igreja e uma ecologia integral.
Sobre a palestrante
Moema Miranda é antropóloga e fez mestrado em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); cursa doutorado sobre questões ambientais na PUC do Rio de Janeiro. É professora da disciplina Conflitos Sócioambientais do Instituto Teológico Franciscano (ITF), de Petrópolis (RJ).
Foi ministra da Fraternidade Santo Antônio (RJ), da Ordem Franciscana Secular; Também integra a secretaria da Rede ‘Igrejas e Mineração’, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
É uma das coordenadoras do Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia. Além disso, é assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e já trabalhou para o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas.
Serviço:
O investimento é de R$10,00. As inscrições podem ser feitas pelo WhatsApp, através do número (32) 99965-6766 (Frei Gilberto).
Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina