BENÇÃO DA PORTA DA MISERICÓRDIA EM GUIDOVAL -Dia 03 de junho de 2016
Em cerimônia presidida por nosso Bispo Diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, que alegrou-nos com a presença da sua querida mãe, Dona Virginia. Os padres da Forania de Ubá estavam presentes e um número de 5.000 fiéis aproximadamente. Os padres, em suas paróquias, dedicaram um longo tempo para o atendimento das confissões, preparando o rebanho para este momento.
A PORTA SANTA DA MISERICÓRDIA está abençoada e continua aberta, até a Festa de Cristo Rei. Os fiéis podem passar pela porta e receber a indulgência. Os horários de Missas na Igreja Matriz de Santana: sábado às 19 horas e domingo às 9 horas e 19 horas.
O Papa Francisco proclamou o Ano Jubilar da Misericórdia, de 08 de dezembro de 2015 (Festa da Imaculada Conceição) até o dia 20 de novembro de 2016 (Festa de Cristo Rei). O Papa Francisco abriu a porta Santa em Roma e os Bispos abriram as portas das Catedrais nas Dioceses no mundo inteiro. Dom José Eudes abençoou e abriu a porta da Catedral em Leopoldina (Dia 12/12/2015).
A Diocese de Leopoldina é dividida em regiões com o nome de forania. Na Forania de Ubá a benção e abertura da Porta Santa aconteceu na Igreja Matriz de Sant’Ana em Guidoval, com a presença do nosso Bispo Diocesano Dom José Eudes , os 15 padres da Forania, religiosos(as) , com grande presença de fiéis, cinco mil pessoas, aproximadamente. Nossa forania é formada pelas cidades de Ubá, Guidoval,Rodeiro, Guarani, Piraúba e Tocantins.
O Papa Francisco concede indulgência para quem participar desta festa jubilar, mas para isto é preciso: 1) Confessar-se bem, renunciando a todos os pecados graves e leves; 2) Comungar; 3) Rezar pelo Papa 4) Cada fiel deve passar pela Porta Santa, após uma pequena peregrinação (Faremos a peregrinação da Praça Santo Antônio até a matriz).
Passando pela Porta Santa o fiel recebe uma indulgência. Indulgência é “experimentar a santidade da Igreja que participa em todos os benefícios da redenção de Cristo, para que o perdão se estenda até as últimas consequências aonde chega o amor de Deus,” nos diz o Papa Francisco. O Papa recebeu do próprio Cristo o poder de ligar terra e céu “Tudo o que ligares na terra será ligado no céu” (Mt 16). A indulgência é um ato de fé, é a manifestação do poder salvador de Cristo, que se manifesta na Igreja, na fé e na livre vontade de cada fiel. Quando os apóstolos estavam em missão, no início do cristianismo, “as famílias chegavam a transportar os doentes para as praças, para que, pelo menos a sombra de Pedro os tocasse” (Atos 5) e alcançavam suas graças.
Nosso agradecimento ao Pe. Paulo e toda paróquia Santana, em Guidoval. À Prefeita Soraia, vereadores, pelo apoio. Pedi também reforço à Policía Militar e também a presença deles e o Comando da PM se fez presente, com o Major Giovane e o Capitão Valtenir. Agradecemos o apoio da PM.
Com a graça de Deus tudo aconteceu muito melhor do que planejávamos e pedíamos a Deus.
Pe. Almir Pereira Lopes
Vigário Forâneo
Clique Aqui e Confira as fotos
