Como forma de auxiliar o bispo diocesano no planejamento de ações pastorais e implementações de atividades conjuntas de evangelização, foi nomeado nesta segunda-feira, 19 de maio de 2020, o Conselho Diocesano de Pastoral, composto por representantes do clero.
O decreto foi assinado pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo e pelo chanceler do bispado, Pedro Lopes de Lima, tornando-se membros os reverendíssimos sacerdotes Pe. Agnaldo dos Reis Ferraz, Pe. Alessandro Tavares Alves, Mons. Alexandre dos Santos Ferraz, Pe. Antônio Márcio Marquez de Queiroz, Pe. Édison Campos, Pe. Edson José Ribeiro Ferreira, Pe. Edmilson Ferreira de Souza, Pe. Ênio Marcos de Oliveira, Pe. Flávio da Silveira de Souza, Pe. Geraldo Chaves da Cruz, Pe. Gilberto Teixeira da Silveira, Pe. João Victor Melo Martins, Pe. Jorge Luiz Passon, Pe. Márcio Arthur Junior, Pe. Paulo Roberto Gomes, Pe. Rodrigo de Carvalho Silva, Pe. Silas Geraldo, Pe. Valtenir de Lima e Silva e Pe. Wallace Andrade Teixeira.
O documento informa que trata-se de uma “Instância de participação na solicitude do bispo, que exerce “o ministério da síntese e não a síntese dos ministérios”, tendo o Conselho Diocesano de Pastoral a missão precípua de promover, nas instâncias comunitárias, paroquial, forânea e diocesana, a comunhão eclesial, para que a ação evangelizadora se efetive enquanto realidade viva, orgânica e articulada, nos termos do direito (Cân. 512 a 514)”.
Por fim, o bispo ressalta que, tão logo seja possível dar cumprimento ao Cân. 512, do Cógido de Direito Canônico, serão nomeados religiosos, religiosas, fiéis leigos e leigas para comporem este organismo de comunhão.