As redes sociais e veículos de comunicação tornaram-se um dos instrumentos de evangelização, principalmente neste tempo desafiador de pandemia Covid-19. Os trabalhos dos agentes da Pastoral da Comunicação vêm se destacando, ajudando os sacerdotes levar a Boa-Nova aos lares de milhares de famílias.
Neste período de protocolos sanitários, o padre João Paulo Martins, assessor eclesiástico da PASCOM, promoveu uma videoconferência na noite desta segunda-feira, 29 de março de 2021, com a participação do bispo diocesano, dom Edson Oriolo, para agradecer o trabalho desses voluntários.
Recentemente, dom Edson escreveu um artigo sobre ‘A Semana Santa nas plataformas digitais’, destacando o desafio pastoral sobre a virtualização litúrgica da Palavra de Deus e do Mistério Pascal. (Clique aqui para ler).
Durante sua fala na reunião, o bispo ressaltou a importância da transversalidade da PASCOM e seu papel fundamental no envolvimento das demais pastorais da Igreja, estimulando ações de comunicação evangelizadora. Elogiou o amor e dedicação dos agentes, destacando a importância da unidade, ajuda mútua e diálogo nas foranias, fortalecendo a PASCOM em toda a diocese.
Mais de 50 pessoas participaram da videoconferência, que contou ainda com a participação do vigário geral da Diocese de Leopoldina, o Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, dos padres Agnaldo dos Reis Ferraz e Márcio Arthur Júnior, assessores de pastoral.
O assessor da PASCOM, Pe. João Paulo, falou sobre sua nova missão e desafios de conhecer a realidade dos trabalhos em toda a diocese, para elaborar um plano de pastoral que contemple as necessidades da Igreja particular de Leopoldina, em especial das paróquias.
Ele pensa em uma pastoral como um canal mais aberto com todos os comunicadores e vislumbra implementar ações para fortalecer a participação mais efetiva. Também comentou sobre a necessidade de realização de workshops e cursos práticos para o domínio de técnicas que contribuem para o trabalho de divulgação das paróquias.
Para Edson Gavioli, da Pastoral da Comunicação da Paróquia Senhor Jesus dos Aflitos, de Itamarati de Minas, o momento é de uma grande transformação digital. “Nossas vidas são impactadas todos os dias por esta grande revolução. Nossas Paróquias precisam seguir e caminhar juntas a essas mudanças para continuarmos sendo porta-vozes do anúncio do evangelho por meio de uma comunicação eficiente e direta. Momentos como a reunião ajudam nossos agentes pastorais a criarem estratégias conjuntas para fazermos da Pascom um instrumento ímpar para a gestão das atividades evangelizadoras”, comentou.
“Excelente reunião, onde foi apresentado com clareza a responsabilidade de estarmos transmitindo um Ministério e que além de ser uma pastoral de acolhida é também de interlocução, nos orientando a fazer uma autoanálise, sempre em busca da perfeição, porque estamos anunciando a palavra de DEUS”, opinou Leilivelton de Souza Silva, representante da PASCOM da Paroquia Nossa Senhora do Rosário de Ubá-MG.