O padre Edmilson Ferreira de Souza, reitor do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, localizado no município de Juiz de Fora (MG), sob jurisdição da Diocese de Leopoldina, promoveu uma videoconerência entre o bispo diocesano dom Edson Oriolo e os seminaristas – candidatos ao ministério presbiteral que estão recebendo formação teológica, filosófica, espiritual e cultural.
O encontro presencial estava previsto para o primeiro trimestre deste ano, mas devido ao avanço da pandemia do COVID-19 no Brasil, muitos compromissos de agenda de dom Edson Oriolo foram cancelados, dedicando-se aos desafios de organização dos trabalhos de Evangelização e cuidado com as pessoas que mais necessitam de ajuda.
Desde então, a Diocese de Leopoldina vem aperfeiçoando suas metodologias, como a realização de videoconferências para discutir os assuntos estratégicos que visam o bem comum. Dessa forma, dom Edson dá continuidade a um de seus objetivos, de conhecer a realidade da Igreja particular de Leopoldina, onde é bispo há quatro meses.
Na apresentação aos seminaristas, destacou os desafios de seu ministério, citando as consequências das fortes chuvas que ocorreram em toda região da Zona da Mata mineira no início do ano, além de mencionar o atual momento de isolamento social, que ficará marcado na história da humanidade, principalmente da Igreja, que tem levado a Palavra de Deus a milhares de lares e corações das pessoas que sofrem com este tempo de pandemia.
Destacou as reflexões que tem feito em seus artigos publicados no sítio eletrônico da Diocese de Leopoldina, sobre a ação pastoral pós-pandemia, além da necessidade de um estudo sobre a gestão de paróquias neste período.
Ele acredita que o cenário atual ainda será estudado pelos futuros seminaristas, sendo realizadas muitas reflexões filosóficas e teológicas por se tratar de um momento sui generis da história.
Citou a obra ’21 lições para o Século 21′, do historiador Yuval Harari, que faz previsões sobre a educação e trabalho no futuro, mencionando as críticas que o autor recebeu sobre suas abordagens referentes aos estudos online. Dom Edson frisou: ‘De repente, tudo virou online’, destacando os desafios da Igreja, que sempre buscou proximidade com as pessoas.
Ressaltou ainda que terá a oportunidade de encontrar pessoalmente cada seminarista, nossos futuros padres, que ainda farão muitas reflexões com o Povo de Deus sobre as lições deixadas para a humanidade neste período.
Em seguida, os doze seminaristas apresentaram-se e falaram sobre os seus anseios quanto à formação, além de comentarem sobre os momentos de oração, ajuda aos sacerdotes e ao trabalho pastoral, além de mencionarem o cotidiano com suas famílias.
Por fim, dom Edson instigou-os a promoverem momentos de oração através de videoconferências ou realização de lives, como forma de intensificar a Evangelização. “A Igreja não pode parar, seja na assistência aos pobres, na formação e Evangelização”, comentou.