Após dois anos de interrupção, o Povo de Deus presente em Itamarati de Minas (MG) celebra a 64ª Festa de São Cristóvão, considera a maior expressão religiosa, cultural e recreativa da cidade. É realizada entre os dias 29 de julho a 07 de agosto de 2022, com novenário e festas sociais.
Dom Edson Oriolo esteve presente no primeiro dia da Novena, na abertura das festividades. Na ocasião, o bispo de Leopoldina presidiu celebração eucarística que marcou a reinauguração da Capela de São Cristóvão, no centro da cidade.
Do alto da Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos os fiéis saíram em procissão, com Banda Musical Santa Cecília e expressiva participação da população, sendo conduzida a imagem de São Cristóvão que, desde o início das obras, estava na Igreja Matriz, sendo levada até a capela.
O descerramento da fita inaugural contou com a participação do bispo diocesano, Dom Edson Oriolo, do padre João Victor Melo Martins, que exerceu seu ministério sacerdotal nos últimos anos na referida comunidade paroquial, sendo o responsável pelo início das obras; além do padre Fernando José de Freitas, atual pároco de Itamarati de Minas que, juntamente com o conselho administrativo e apoio do Povo de Deus presente em Itamarati de Minas, retomaram as obras de finalização do templo.
A Solene Celebração Eucarística também contou com a participação do Frei Cássio Antônio Francisco, da Ordem dos Franciscanos, que realizou um bonito trabalho missionários nos últimos dias no município, visitando os lares de muitas famílias. Também contou com as presenças do prefeito municipal, o senhor Hamilton de Moura Filho, representantes do Poder Legislativo, integrantes de pastorais, movimentos da Igreja e fiéis da região.
Nos ritos iniciais, o bispo diocesano concedeu a bênção no templo, aspergindo água benta sobre os fiéis e espaços da Igreja. Em homilia, Dom Edson Oriolo comentou que se trata de um momento muito importante na vida da comunidade paroquial, retomando a vida da Igreja com a celebração da eucaristia. Elogiou o trabalho e dedicação das pessoas que prepararam, com muito carinho, esse lugar de oração, da Palavra, da Eucaristia, do encontro com Cristo.
Refletiu sobre diversos momentos importantes na vida de uma comunidade paroquial, citando a Páscoa, o Santo Natal e as festividades do padroeiro, quando todos preparam o seu coração para acolher a Palavra de Deus.
Também mencionou reflexões do Papa Francisco sobre a importância de termos Igrejas com portas abertas, dizendo ser um termômetro de uma comunidade paroquial, quando as pessoas visitam o templo.
De expressão religiosa católica muito significativa, o município de Itamarati de Minas é sede de paróquia, criada em 1985. A devoção ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos, no entanto, vem desde o século XIX, nos primórdios do surgimento do povoado, pertencente até então à Paróquia Santa Rita de Cássia de Cataguases (MG).
Interessante notar que, ao lado do Senhor Bom Jesus, titular da paróquia de Itamarati de Minas, a população é muito devota a São Cristóvão, pelo fato de muitos de seus habitantes exercerem a atividade profissional de motorista. São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas.
Segundo o padre Fernando José de Freitas (pároco), na década de 1950, houve uma grande diversificação econômica no município, com a produção em larga escala de cachaça e rapadura, entre outros produtos originários da agricultura e pecuária, transportados até os grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. Surgem então uma categoria muito representativa de caminhoneiros em Itamarati de Minas, responsáveis por trazerem uma imagem de São Cristóvão para a cidade, em 1958, quando também foi iniciada a construção da capela.
Desde então, a festa de São Cristóvão é muito tradicional na cidade, sempre realizada entre o final de julho e início de agosto de cada ano.