A Diocese de Leopoldina promoveu o segundo bate-papo sobre ‘Ação Pastoral pós-pandemia’, com o Pe. Edison de Lima, reitor do teologado dos Jesuítas. A live aconteceu nesta sexta-feira, 12 de junho de 2020, às 20h, transmitida pelas páginas oficiais da Diocese de Leopoldina e de dom Edson Oriolo, ambas no Facebook.
Padre Edison foi convidado a refletir sobre o teor do segundo artigo de dom Edson Oriolo, que descreve os desafios da Igreja Católica neste período de afastamento social, bem como as perspectivas para a ação Evangelizadora num cenário de crises econômicas sistêmicas no Brasil, agravada neste tempo de pandemia, interferindo diretamente nas atividades de manutenção da Evangelização, celebração e caridade pastoral.
“A pandemia surgiu de modo inesperado, com uma força implacável e devastadora. Temos que assumir essa realidade para encontrar luzes. A criação geme como em dores de parto”, referindo-se a Carta aos Romanos para exemplificar a interrupção radical das atividades, afetando drasticamente a vida de muitas famílias na América Latina e Caribe, que já vivenciam uma realidade de vulnerabilidade com 30% da população abaixo da linha da pobreza e 10% na linha da extrema pobreza. “Essa é a normalidade, com a pandemia, está sendo muito mais difícil”, alertou.
Padre Edilson comentou sobre os impactos na economia e na vida das famílias, empresas e da Igreja, apresentando elementos citados no artigo como organização e preocupação com o próximo.
“Dom Edson citou uma palavra mágica que é a organização. Todos nós devemos repensar o consumo, pois a questão econômica é necessária para a Evangelização. Não podemos desanimar, devemos ter confiança e esperança. É um desafio para nós, a Igreja vai ter que pensar como evangelizar, gerar cuidado e atenção com os mais pobres”, comentou.
Quer saber mais sobre o debate e os caminhos apontados para uma ação pastoral pós-pandemia? Confira na íntegra a reprise da live e acompanhe os próximos eventos, realizados todas as sextas-feiras do mês de junho, sempre às 20h (programação abaixo).
Sobre os debates
A pandemia global do coronavírus atingiu drasticamente a vida de milhares de pessoas. Historicamente, a Igreja tem sido uma referência para os que mais necessitam, principalmente neste tempo de distanciamento social, sendo destacadas as ações de Evangelização e mobilização das pastorais e movimentos com gestos de solidariedade.
As celebrações sem a participação do público virou rotina, tendo os sacerdotes a missão de levar a Palavra de Deus a muitos lares, através das redes sociais e veículos de comunicação, uma tarefa difícil para eles, que estão acostumados a ir ao encontro das pessoas.
Surgem então outros desafios neste tempo de distanciamento social: evangelizar em um espaço novo para a Igreja – a internet. Além disso, a dinâmica de serviços realizados pelas pastorais foi preservada, sendo realizadas videoconferências para manter a estruturação dos trabalhos.
Neste tempo sui generis, surgem muitas indagações sobre as lições da pandemia nos diversos setores da sociedade, principalmente na vida da Igreja, sendo discutidos como serão realizados os trabalhos após este período.
Para responder esses questionamentos, o bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, escreveu quatro artigos com reflexões sobre a ação pastoral pós-pandemia. As publicações estão disponíveis no sítio eletrônico da Diocese, sendo uma referência bibliográfica para este novo debate sobre a reconstrução de uma eclesiologia mais ousada.
Com a repercussão do tema, estão sendo promovidos eventos ao vivo pelas redes sociais, com a participação de convidados que estão discutindo as propostas apresentadas por dom Edson.
As lives teve como mediadores Lailma Feitosa, da Pastoral do Dízimo da Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Agnaldo dos Reis Ferraz, assessor eclesiástico da Pastoral do Dízimo da Diocese de Leopoldina e o bispo dom Edson Oriolo.
Durante todas as sextas-feiras deste mês de junho estão programados outros debates, sempre com um convidado diferente, que examinará o teor de um dos artigos, refletindo sobre as questões propostas.
AÇÃO PASTORAL PÓS-PANDEMIA 1
Clique aqui para acessar o artigo
1º CONVIDADO: Padre Roberto Marcelino, secretário executivo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – Regional Leste 2.
AÇÃO PASTORAL PÓS-PANDEMIA 2
Clique aqui para acessar o artigo
2º CONVIDADO: Pe. Edison de Lima, reitor do teologado dos Jesuítas.
AÇÃO PASTORAL PÓS-PANDEMIA 3
Clique aqui para acessar o artigo
3º CONVIDADO: Claudiano Avelino dos Santos, provincial dos Paulinos do Brasil.
DATA: 12 de junho de 2020
AÇÃO PASTORAL PÓS-PANDEMIA 4
Clique aqui para acessar o artigo
4º CONVIDADO: Frei André Tavares, Prior dos Dominicanos de Belo Horizonte.
DATA: 26 de junho de 2020, às 20:00