O Conselho Diocesano de Pastoral promoveu uma reunião online na manhã de sábado, 19 de fevereiro de 2022, com partilhas sobre as diversas frentes de trabalhos de pastorais e movimentos da Diocese de Leopoldina. O padre Márcio Artur Júnior fez a oração inicial, desejando boas-vindas aos novos membros do conselho: Pe. Marcelo Aguiar, eleito vigário forâneo de Visconde do Rio Branco; Pe. Juliano Régis do Carmo, eleito vigário forâneo de Cataguases e Pe. Antônio Luiz da Silva, eleito vigário forâneo de Além Paraíba.
O momento foi conduzido pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo, e pelo coordenador de pastoral, padre Agnaldo dos Reis Ferraz, contando com a participação de sacerdotes e leigos representantes de pastorais. Eles compartilharam experiências e desafios na retomada dos trabalhos neste momento desafiador de pandemia.
Padre Márcio Artur, assessor diocesano da Pastoral Familiar, falou sobre um encontro realizado no último dia 12, com a equipe diocesana de coordenação, informando aos conselheiros sobre a expectativa da acolhida aos membros de todo o regional Leste II, para uma assembleia da Pastoral Familiar, que reunirá membros de todo o estado de Minas Gerais na Diocese de Leopoldina. Também informou sobre os anseios de uma reestruturação do trabalho do ECC – Encontro de Casais com Cristo.
O padre Ênio Marcos de Oliveira, assessor diocesano dos Círculos Bíblicos, explicou detalhes sobre o projeto que visa envolver cada vez mais diversas pastorais e movimentos da diocese, para ajudar a equipe de criação com temáticas específicas, com intuito de levar a Palavra de Deus às famílias de forma reflexiva, orante, litúrgica e catequética. A pauta ganhou destaque com apresentações de sugestões de alguns sacerdotes. Um calendário anual será formulado, definindo a estrutura da nova proposta, que deverá entrar em prática em abril deste ano.
A primeira reunião deste ano do Conselho Diocesano de Pastoral teve a participação do assessor nacional para a educação da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o padre Júlio César Evangelista Resende, da Ordem de Santa Cruz, que conduziu um momento de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022, que tem como tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com Amor (Pr 31,26)”. Padre Júlio fez uma contextualização histórica e apresentou os principais objetivos da campanha, que visa promover o diálogo a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.