Nos dias 22 e 23 de novembro desse ano, no Centro de Pastoral Dom Reis em Leopoldina, encerraram os trabalhos do 3º Curso de Teologia para Leigos. O curso ganhou força e cresceu o dinamismo dos trabalhos do Padre Paulo que assume a coordenação no próximo ano propondo renovações. Padre Paulo trabalhou com muito carinho, desmitificando e mostrando um Jesus Cristo bem humano sem perder de vista seu aspecto divino. Foi uma leitura de fé com uma roupagem mais real e “pé no chão”. Trabalhou também Escatologia e Mariologia.
Tudo transcorreu com uma dosagem de senso crítico, clareando e alargando horizontes para bom proveito dos participantes, provenientes de diversas cidades da Diocese. Foi marcante nesses três anos o testemunho de Dona Maura, uma senhora de 85 anos, catequista, agente de pastoral, com um vigor e uma disposição incrível e uma vontade de aprender mais, do senhor Arnaldo Prata e de vários jovens do Setor Juventude da Diocese que acompanharam desde o início. Os debates ganharam um destaque, quando vêm à tona momentos significativos da Igreja principalmente na importância da Ação Católica e na apresentação do trabalho do laicato no Brasil e na Diocese, conduzido com muito dinamismo pela professora Tereza Cabral.
Além de situar a importância da Ação Católica tivermos acaloradas discussões em torno de temas como Teologia da Libertação, CEBs e os momentos fortes da Igreja no Brasil. É importante que se divulgue isso. Nossos leigos são pessoas com muita vivência e experiência nos diversos momentos da Igreja.
Apesar do forte calor, e dos nossos tradicionais companheiros, “os pernilongos”, tivemos além de aprendizado, festas juninas, momentos de confraternização, convivência e a presença significativa dos participantes foi extraordinária. Muitos questionamentos, contribuições partilhas e troca de experiência de fé.
A formatura se deu num espírito alegre com a presença dos familiares, das homenagens, da brilhante atuação da professora Edicéia que nos brindou com a apresentação de uma dinâmica muito propícia e descontraída para o momento.
Agradecemos a todos os professores, organizadores, as cozinheiras e a presença constante do bispo D. José Eudes junto aos alunos, todos os meses, trazendo sempre uma palavra de ânimo e de incentivo. Sem esquecer também do carinho e acolhimento do senhor Pedro Lopes, que além de ser uma fonte inesgotável de inteligência é um verdadeiro “pai” de todos.
Com espírito renovador do Papa Francisco, precisamos fazer o Reino de Deus começar a acontecer: um Reino de Justiça, de igualdade, de fraternidade e de partilha. Que a nossa diocese possa caminhar com espírito de sabedoria e crescer na graça do Senhor. Que o curso de Teologia vem despertar também em nossos agentes de Pastoral, o senso crítico e venha impulsionar com maturidade os trabalhos pastorais nas paróquias e inúmeras comunidades da diocese.Que o devocionismo exacerbado possa ceder lugar a formação.
CLIQUE AQUI e confira as fotos
Antonio de Pádua da Rocha
Formando do Curso de Teologia para Leigos
Paróquia S. Sebastião – Ubá