“Colher a água, reter a água, guardar a água quando a chuva cai do céu. Guardar em casa, também no chão e ter água se vier a precisão.” (Roberto Malvezzi – Gogó),
Dia 22 de março de 2015, Cáritas e Pastorais Sociais, juntamente com a comunidade de Belisário, (cerca de 600 pessoas), fizemos uma caminhada ecológica de mais ou menos 5 km, saindo da praça da Matriz de Belisário para a cachoeira Nahor. Durante o percurso fomos rezando,cantando, evangelizando o povo sobre o nosso compromisso com água , que está ficando um bem escasso. Estamos numa região privilegiada por tanta beleza e tanta água, mas precisamos preservar os mananciais.
Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o “Dia Mundial da Água”, o qual vem sendo lembrado por entidades governamentais e não governamentais, igrejas como mais um dia mundial de luta em defesa da Natureza. No documento da” Declaração Universal dos Direitos da Água” diz: “A água não é somente herança de nossos antepassados; ela é sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras”.
Encerramos a caminhada na cachoeira com a celebração eucarística, lembrando a todas as pessoas que tenham a coragem de mudar seu modo de agir em relação à natureza até chegar o tempo em que fluxos de justiça corram como água e a retidão como um córrego manso.
Santinha
Pastorais Sociais