O clero da Diocese de Leopoldina esteve reunido entre os dias 26 e 27 de setembro de 2023, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), para mais um momento de formação da ‘Atualização do Clero’. Este evento ocorre periodicamente com o objetivo de enriquecer a formação dos ministros ordenados, proporcionando uma oportunidade de aprofundar os conhecimentos relacionados ao exercício do ministério sacerdotal.
Nesta ocasião, dois convidados especiais foram responsáveis por liderar os momentos de formação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento dos trabalhos ministeriais dos sacerdotes. Na terça-feira (26) o padre Humberto Robson de Carvalho, do clero da Arquidiocese de São Paulo, autor de diversas obras, discorreu sobre a identidade e missão do presbítero na contemporaneidade, destacando também aspectos sobre a diocesaneidade.
Padre Humberto destacou que a experiência de Deus, baseada na revelação e na tradição cristã, que nos faz penetrar em Seu ministério e que as Sagradas Escrituras e mística cristã desvelam ‘O Coração’ rico em misericórdia e compaixão, infinitamente amoroso, bondoso e sobretudo, profundamente humano – foi essa tônica que o palestrante buscou enfatizar para demonstrar a importância desta dimensão humana do presbítero.
Já na quarta-feira (27) os sacerdotes do clero tiveram a oportunidade de refletir sobre a Carta Apostólica ‘Vos Estis Lux Mundi’, do Papa Francisco, cujo aprofundamento durante ‘Atualização do Clero’ da Diocese de Leopoldina foi conduzida por Dom Anselmo Chagas de Paiva, osb, do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (RJ). Ele aprofundou estudos sobre diversos documentos do magistério da Igreja, observando as leis canônicas.





