Muitos padres do clero diocesano estiveram reunidos na noite desta segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), para a primeira celebração eucarística presidida pelo padre Fernando José de Freitas na Diocese de Leopoldina, marcando a acolhida do neo-sacerdote nesta Igreja particular.
Também estiveram presentes os padres Jésus Andrade, da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) e Wendel Ribeiro, da Diocese de São José dos Campos (SP). O prefeito municipal de Leopoldina, Pedro Augusto Junqueira Ferraz, juntamente com a sua esposa Márcia Ananias Junqueira Ferraz, também marcaram presenças, além do Povo de Deus presente nesta região, manifestando carinho pelo padre Fernando.
O decano da diocese, monsenhor Antônio José Chámel, foi o pregador da Santa Missa. Em homilia, destacou algumas características do sacerdote, bem como sua trajetória de vida. Fez uma narrativa do pássaro Pelicano que, na ausência de comida, abre o seu peito com o bico e oferece a própria carne aos filhotes, num festim de morte e amor. “Assim o sacerdote se doa plenamente ao povo cristão”, comentou.
Nos ritos finais, os coroinhas da catedral leram uma carta da comunidade paroquial, desejando que a vida sacerdotal do padre Fernando seja sempre coroada com muitas graças.
“Nossa Catedral o acolheu e continuará acolhendo como nosso pai espiritual. Nós, irmãos e irmãs em Cristo, pedimos ao Santíssimo Imaculado Coração de Maria que direcione seu ministério e esteja com o senhor sempre. Que São Sebastião, nosso padroeiro, o inspire a sempre levar o nome de Jesus Cristo por todos os lugares que passar, sem medo de se calar, pois o padre tem a nobre missão de levar a palavra de Deus aos fiéis e guiá-los pelo caminho do amor d’Ele. Que o senhor continue nos ensinando o que é fé! Muito obrigado por seu sim, à igreja”, exclamaram.
O padre Silas Geraldo, em comunhão com o padre David, representantes dos presbíteros, fez o uso da palavra para acolher o padre Fernando, relatando que em seu tempo como seminarista, sempre ouviu histórias de como eram as acolhidas clero aos recém-ordenados na diocese, demonstrando gratidão aos irmãos sacerdotes pelos gestos de carinho. “Hoje estamos unidos ao senhor aqui [na catedral] para oferecer essa acolhida e continuar a escrever essa história juntos, configurando nossas vidas a Jesus, à serviço do ministério de Leopoldina. É uma alegria recebê-lo”, comentou.
Em seu pronunciamento, o prefeito municipal de Leopoldina, o senhor Pedro Augusto Junqueira Ferraz, disse que o padre Fernando é uma pessoa alegre, sempre proferindo palavras harmoniosas. “Sinto feliz de estar presente nessa cerimônia. Jesus escolheu Pedro para ser pescador de homens e hoje o padre Fernando foi escolhido para uma nova caminhada. A fé, amor e solidariedade são valores que nossa sociedade clama. Tenho fé, pelo que conheço dele, que terá êxito em sua trajetória”, elogiou.