Toda Igreja Católica Apostólica Romana celebra neste sábado, 20 de junho, a festa do Imaculado Coração de Maria, em especial a Diocese de Leopoldina, que o tem como padroeiro.
O bispo diocesano, dom Edson Oriolo, celebrará uma missa às 17:00 horas, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), que será transmitida ao vivo pela página da Diocese de Leopoldina no Facebook e pelo seu canal no Youtube.
A celebração ao Imaculado Coração de Maria foi instituída pelo Papa Pio XII, em 1944, dois anos após a criação da Diocese de Leopoldina. O então bispo dom Delfim Ribeiro Guedes, recém empossado, pediu a Santa Sé que o Imaculado Coração de Maria e Santo Antônio Claret fossem os seus padroeiros.
Segundo o monsenhor Antônio Chámel, administrador de patrimônio e arquivo histórico da Diocese de Leopoldina, que trabalhou com todos os bispos desta área episcopal, dom Delfim Ribeiro Guedes veio de Pouso Alegre e lá conheceu o trabalho dos Missionários Claretianos – Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria que está presente em 66 países e foi fundada por Santo Antônio Maria Claret.
A festa do Imaculado Coração de Maria é comemorada um dia após a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, que também será celebrado em nossa diocese, com missa presidida por dom Edson nesta sexta-feira (19), às 18h00min, transmitida pelas páginas da diocese e do Apostolado da Oração, ambas no Facebook.
Sobre o Imaculado Coração de Maria
A Virgem Maria, mãe de Jesus, é conhecida por muitos nomes – são as chamadas
invocações marianas, cujos títulos são relacionados pela Igreja Católica como as formas de veneração das doutrinas, aparições, Vida de Maria, Sacramental e Ícones Milagrosos de Nossa Senhora.
Em 1917, durante as aparições da Virgem Maria aos três pastorinhos – Jacinta, Francisco e Lúcia, ocorrida em Cova da Iria, freguesia de Fátima, Portugal, Nossa Senhora disse a Lúcia:
“Jesus quer servir-Se de ti para Me fazer conhecer e amar. Ele quer estabelecer no mundo a devoção ao Meu Imaculado Coração”.
“A quem a abraçar, prometo a salvação; e serão queridas de Deus estas almas, como flores postas por Mim a adornar o Seu Trono”.
Em outra ocasião, disse-lhes: “Sacrificai-vos pelos pecadores e dizei muitas vezes, em especial sempre que fizerdes algum sacrifício: ‘Ó Jesus, é por Vosso amor, pela conversão dos pecadores, e em reparação pelos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria”
Mais tarde, Virgem apareceu novamente para Lúcia, com o menino Jesus, mostrando o seu coração rodeado por espinhos. “Olha, minha filha, o meu Coração cercado de espinhos que os homens ingratos a todos os momentos me cravam com blasfêmias e ingratidões”.
“Tu, ao menos, vê de me consolar e diz que, todos aqueles que durante cinco meses no primeiro sábado, se confessarem, recebendo a Sagrada Comunhão, rezarem um terço e me fizerem 15 minutos de companhia, meditando nos 15 mistérios do rosário com o fim de me desagravar, eu prometo assistir-lhes à hora da morte com todas as graças necessárias para a salvação dessas almas”.