O Salão Paroquial da Catedral da Catedral de São Sebastião, em Leopoldina, sediou nesta segunda-feira, 30 de setembro de 2019, um evento para comemorar o Dia da (o) Secretária (o).
Estiveram presentes representantes das paróquias que compõe as seis foranias da Diocese de Leopoldina. Eles foram recebidos com um café da manhã e participaram de um momento de espiritualidade com o padre Agnaldo dos Reis Ferraz, Vigário da Paróquia Nossa Senhora Conceição, do município de Muriaé.
“Foi uma manhã de confraternização, de alegria, de oração e de espiritualidade, para dizer a todos os secretários que o seu trabalho é também evangelizador. A mensagem transmitida foi da alegria de ser discípulo de Jesus e, para tal, precisamos encontrar com o Senhor. O texto bíblico que serviu para ajudar neste encontro foi de Jesus com a Samaritana, João IV de 5 a 42”.
O administrador diocesano Pe. Volnei Ferreira Noro comentou sobre a importância das (os) secretárias (os) para o sucesso dos trabalhos da Igreja como um todo.
“Que Deus em sua infinita misericórdia abençoe a todos vocês, abençoando o seu trabalho, que os fortaleça no compromisso da presteza, da eficiência e generosidade, para que servir seja um motivo de alegria. Pedimos a Deus discernimento para as situações difíceis, presentes em todas as profissões. Que Nosso Pai Celeste vos inspire e oriente, derramando graças de sabedoria e serenidade, pois vós sois muito além de funcionários: são nossos amigos e companheiros. Que São Jerônimo interceda pelo seu trabalho, pelo pão de cada dia, pela vossa grata vocação de servir e ser a alegria do nosso ambiente de trabalho”
O encontro também foi marcado por uma celebração na Capela Santa Terezinha, localizada na Residência Episcopal. A confraternização foi finalizada com um almoço, no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião.
Terezinha Murito foi crismada por Dom Delfim Ribeiro Guedes, primeiro bispo de Leopoldina. Ela tem 82 anos de idade e é considerada a secretária mais antiga em atividade na Diocese de Leopoldina, pois trabalha há 37 anos na Paróquia Santo Antônio, do município de Mirai.
“Eu trabalhava numa fábrica de tecidos e, quando aposentei, fui convidada pelo padre holandês Pedro Schreurs, que precisava de alguém de confiança para ajudá-lo na igreja enquanto viajava para a Holanda. Quando retornou ao Brasil, não quis que eu fosse embora. Eu me dou muito bem com todos, tenho boas lembranças e respeito pelos padres com quem trabalhei. Quando era criança, não tinha condições financeiras para estudar, mas sempre gostei de ler e escrever. O Pe. Plínio, quando foi embora de Miraí, disse que ficaria com saudade de minha letra”, comentou.
Silene Zampier e Marcelo Barros trabalham para um escritório de contabilidade que presta serviços para a Diocese de Leopoldina. Eles participaram da homenagem e comentaram sobre a oportunidade de conhecer pessoalmente os secretários das paróquias que mantém contato telefônico. “Foi um encontro muito positivo, um momento de união e paz espiritual. Precisamos deste momento, para estreitarmos nossas relações”, comentaram.
História
Em 1860, quando se deu início a segunda fase da Revolução Industrial, Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. A primeira mulher que testou tal invento foi sua filha Lilian Sholes, nascida em 30 de setembro de 1850.
Nas comemorações do centenário de seu nascimento, os fabricantes de máquina de escrever promoveram um concurso para escolher a melhor datilógrafa.
O evento foi repetido nos anos seguintes, com expressiva participação das secretárias. Com isso, a data passou a ser comemorada em diversos países em referência ao ‘Dia da Secretária’ ou do profissional de secretariado.
São Jerônimo é o Santo Protetor desses trabalhadores. Ele foi Secretário do Papa Dâmaso, que governou a Igreja Católica de 367 a 384, tendo a missão de traduzir o Antigo e o Novo Testamento, a Vulgata, para o Latim. É conhecido como ‘Doutor Máximo das Escrituras’.
Sugestões de legendas e posicionamento de imagens.
FOTO DE CAPA: DSC_0109
FOTOS NO CENTRO DA PÁGINA:
DSC_0064: Pe. Agnaldo dos Reis Ferraz, Vigário da Paróquia Nossa Senhora Conceição, do município de Muriaé.
DSC_0058: O administrador diocesano Pe. Volnei Ferreira Noro
DSC_0105: Capela Santa Terezinha, localizada na Residência Episcopal.
DSC_0093: Terezinha Murilo
DSC_0147: Cilene Zampier e Marcelo Vargas
As demais fotografias podem ser incluídas na galeria de fotos, no mesmo link.