O Pe. Marcelo Sérgio Barros, vigário forâneo e pároco da Matriz Nossa Senhora do Rosário de Leopoldina, gravou uma mensagem em nome da Diocese de Leopoldina por ocasião do Dia Nacional dos Cristãos Leigos, comemorado na Solenidade de Cristo Rei, celebrada neste ano, em 24 de novembro.
Ele dirigiu palavras de gratidão, usando o Catecismo da Igreja Católica, nº 897.
«Por leigos entendem-se aqui todos os cristãos com exceção dos membros da ordem sacra ou do estado religioso reconhecido pela Igreja, isto é, os fiéis que, incorporados em Cristo pelo Batismo, constituídos em povo de Deus e feitos participantes, a seu modo, da função sacerdotal, profética e real de Cristo, exercem, pela parte que lhes toca, na Igreja e no mundo, a missão de todo o povo cristão» (437).
Pe. Marcelo também leu o trecho do Código de Direito Canônico que menciona os leigos, no Cânon 225 – § 1º.
“Os leigos, enquanto destinados por Deus, como todos os fiéis, para o apostolado por meio do Batismo e da Confirmação, têm obrigação geral e gozam do direito de trabalhar, quer individualmente, quer reunidos em associações, a fim de que o divino anúncio da salvação seja conhecido e aceito por todos os homens em todo o mundo; essa obrigação é mais premente nas circunstâncias em que os homens, a não ser por meio deles, não podem ouvir o Evangelho e conhecer o Cristo”.
Ao finalizar a sua fala, demonstrou gratidão aos leigos e destacou a importância de sua atuação ao levar o Evangelho a todas as pessoas, seja nos bairros e periferias, exercendo um papel de protagonismo na vida da Igreja, sendo um instrumento de Deus para tocar o coração das pessoas.