Há 40 anos foi instituído no Brasil o mês vocacional, motivado pelas celebrações do Dia Mundial de Oração pelas Vocações. Um propulsor dessa iniciativa foi então bispo da diocese de Santo Ângelo (RS), dom Aloísio Lorscheider, que sugeriu uma data relacionada à memória a São João Maria Batista Vianney, o padroeiro do clero, cuja festa litúrgica é celebrada no dia 04 de agosto.
Em 1974, durante o Encontro Nacional de Pastoral Vocacional, realizado no Rio de Janeiro, a iniciativa ganhou força e, desde então, as regionais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, promovem ações durante todo o mês de agosto, reverenciando as vocações dos diáconos, presbíteros e bispos (ministérios ordenados); Na segunda semana, a Pastoral Familiar celebra a vocação da família, durante a Semana Nacional da Família; Na terceira semana, são lembradas as pessoas de vida consagrada, que são aquelas que fazem os votos de Castidade, Pobreza e Obediência, celebrando a Semana Nacional da Vida Consagrada; Na quarta semana, é a vez dos cristãos leigos e leigas, sendo encerrado no último domingo o Dia dos Catequistas.
A Pastoral Vocacional da CNBB preparou um livreto com o tema ‘Amados e Chamados por Deus e o lema “És precioso a meus olhos… Eu te amo” (Is 43,4), que contém subsídios e sugestões para celebrações do Mês Vocacional.
Já a Pastoral Vocacional da Diocese de Leopoldina, preparou uma série de vídeos que serão publicados durante o mês, com testemunhos de pessoas dedicadas à missão de evangelização. O padre Rodrigo de Carvalho, assessor eclesiástico da Pastoral Vocacional, fez um convite às paróquias e comunidades eclesiais missionárias a celebrarem o mês vocacional, divulgando os vídeos produzidos pela Diocese, bem como o livreto disponibilizado pela CNBB.