Presença da Igreja Católica em 34 municípios do sudeste das Minas Gerais, a área episcopal da Diocese de Leopoldina é considerada um berço de vocações sacerdotais. Dessa forma, esta Igreja particular mantém duas casas de formação, com o apoio do projeto ‘Amigos do Seminário’, para acolher os candidatos ao ministério sacerdotal, tanto da etapa discipular quanto da configurativa.
Em Leopoldina está localizado o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, que abriga os seminaristas das fases propedêutica e do primeiro ano de filosofia; já em Juiz de Fora (MG) estão os jovens que cursam filosofia e teologia, residentes no Seminário Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe.
Com o objetivo de integrar as duas casas de formação e contribuir com o processo de formação humana, espiritual e intelectual dos seminaristas, o bispo diocesano, Dom Edson Oriolo, propôs a realização da 1ª SEMANA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO, que contou ainda com a participação de diversos especialistas do Brasil, sendo realizadas palestras, oficinas e celebrações, além de momentos de recreação e convivência.
O evento aconteceu entre os dias 4 e 8 de julho de 2022, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG). “Estamos vivendo momentos de bênçãos e graças”, comentou Dom Edson Oriolo, acrescentando que o evento ajuda os seminaristas a refletirem sobre assuntos importantes, para que eles possam conhecer muitas realidades durante a formação.
O padre Wagner Scarponi, da Arquidiocese de São Paulo, discorreu sobre o tema “Direção Espiritual: caminho mistagógico”, refletindo sobre o sentido da vida humana e a importância da direção espiritual nesse processo. O sacerdote é especialista em espiritualidade e membro da Comunidade Eucarística Adoração e Missão, além de ser pároco da Paróquia São José Operário da Vila Nova Galvão, zona norte de São Paulo. Ele trabalhou com os seminaristas na segunda-feira (04/06), durante todo o dia.
Já o Cônego Ramon Ferreira, exorcista e especialista em psicanálise, trabalhou com vários temas relacionados à tendência humana para mistificação; Talento do Inconsciente e Pantomnésia, além de alguns fenômenos paranormais e supranormais.
Cônego Ramon é padre da Arquidiocese de Pouso Alegre (MG) e ministrou formação para os seminaristas durante três dias, iniciando os trabalhos na manhã de terça-feira (05/06), tratando ainda sobre a perspectiva do autoconhecimento, do homem na sua visão total, como ser psíquico, espiritual e somático.
Ainda na terça-feira (05), na parte da tarde, os seminaristas tiveram a oportunidade de ouvir as experiências e os desafios dos sacerdotes recém-ordenados na Diocese de Leopoldina, com uma mesa redonda formada pelos padres Douglas Pereira Paul, Paulo Emílio Carneiro Xavier, Márcio José Ferreira Júnior e Fernando José de Freitas.
Os neossacerdotes falaram sobre seus sonhos, das expectativas, realidades e resultados frente aos trabalhos desenvolvidos em suas respectivas paróquias. Dom Edson Oriolo foi o mediador do encontro, que também contou com as presenças dos formadores Pe. Paulo Roberto e Pe. Alessandro Tavares.
À noite, encerrando as atividades do segundo dia de formação, o padre César Morais, através de videoconferência, refletiu sobre o conteúdo do livro RESPEITO É BOM E TODO MUNDO GOSTA, que descreve questões relacionadas à ética e etiqueta nas relações pessoais e profissionais.
Na manhã de quarta-feira (06) o Cônego Ramon Ferreira deu continuidade aos trabalhos. Já no período vespertino, o educador físico e professor de artes marciais Jonathan Assis conduziu algumas atividades físicas, dinâmicas de grupo, interações sociais, treinos de manopla com sequências de progressão técnica, desenvolvendo ainda o espírito de união e trabalho em equipe com os seminaristas.
Na quinta-feira (07) o Cônego Ramon concluiu suas reflexões acerca de sua especialidade; já na parte da tarde, a Ir. Araci Ludwig, da Comunidade Notre Dame de Ipanema, trabalhou com os seminaristas sobre o tema ‘Lectio Divina’, refletindo sobre algumas atitudes espirituais para melhor compreensão da Palavra de Deus. Ela é licenciada em filosofia, psicologia e bacharelada em teologia, com especialização em liturgia e espiritualidade.
Encerrando as atividades do penúltimo dia de formação, todos prestigiaram uma linda noite cultural com apresentação do Grupo Violão Enluarado, no auditório do Seminário Nossa Senhora Aparecida.
O grupo é formado por violonistas e cantoras do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado de Leopoldina. Foi apresentado um vasto repertório de músicas que demonstram os costumes mineiros, as serestas, entre outras canções que levaram alegria aos presentes e a todos aqueles que acompanharam a transmissão ao vivo pelas redes sociais da Diocese de Leopoldina. (Clique aqui para rever)
No último dia da SEMANA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO da Diocese de Leopoldina, após a conclusão da palestra ministrada pela Ir. Araci Ludwig, o bispo diocesano conduziu uma roda de conversas com os seminaristas, refletindo sobre os temas abordados, além de ouvir dos seminaristas impressões positivas sobre o evento. À noite, dom Edson Oriolo presidiu uma Santa Missa de encerramento na capela Nossa Senhora Aparecida, concelebrada pelo padre Alessandro Tavares, reitor do Seminário de Leopoldina.
Ao final da celebração, os seminaristas fizeram uma homenagem ao senhor bispo, manifestando gratidão pelo empenho na realização da Semana de Formação e Integração, além de todo o carinho para com os seminaristas.
CELEBRAÇÕES EUCARÍSTICAS
Todos os dias da 1ª SEMANA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO uma Santa Missa foi celebrada, sempre às 18h.
Segunda-feira (04/07): Santa Missa presidida pelo Pe. Wagner Scarponi
Terça-feira (05/07): Santa Missa presidida pelo Cônego Ramon Ferreira
Quarta-feira (06/07): Santa Missa presidida pelo Monsenhor Alexandre dos Santos Ferraz, vigário geral da Diocese de Leopoldina.
Quinta-feira (07/07): Santa Missa presidida pelo Pe. Paulo Roberto Gomes, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe.
Sexta-feira (08/07): Santa Missa presidida por Dom Edson Oriolo, bispo diocesano.
COBERTURA TELEVISIVA
O departamento de comunicação e marketing da Diocese de Leopoldina produziu diversas entrevistas sobre a 1ª SEMANA DE FORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO, sendo disponibilizados os conteúdos audiovisuais para os veículos de comunicação em geral e especializados. Dessa forma, foram reproduzidas algumas reportagens nas emissoras de televisão como TV Aparecida, Rede Vida e Rede Século 21.
PLAYLYST NO YOUTUBE
Muito dos materiais produzidos estão disponíveis em nosso canal no Youtube como entrevistas com o bispo, com os palestrantes, formadores, seminaristas, entre outros vídeos, reportagens e live. Clique aqui para ter acesso completo.