Sacerdotes de toda área episcopal da Diocese de Leopoldina estiveram reunidos nesta sexta-feira, 10 de junho de 2022, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), para a segunda Reunião Geral do Clero deste ano, que tratou diversas pautas relacionadas ao ministério sacerdotal.
O padre Wallace Andrade Teixeira, cura da Catedral de São Sebastião, conduziu a oração inicial, seguida de uma abertura oficial feita por dom Edson Oriolo. O bispo destacou ser um momento para oxigenar o ministério sacerdotal. Lembrou que na última reunião foram trabalhadas questões relacionadas ao Sacramento da Penitência, fazendo uma releitura do contexto atual. Dessa vez, dom Edson convidou o Pe. Paulo Roberto Gomes e os membros da equipe de liturgia da Diocese de Leopoldina para trabalharem com temáticas relacionadas ao Sacramento da Eucaristia, refletindo sobre algumas pistas teológicas.
Durante sua apresentação, o padre Paulo Roberto Gomes, reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe, falou sobre a carta Encíclica ‘Ecclesia de Eucharistia’, promulgada pelo Papa João Paulo II em 2003, que aprofunda a relação da Igreja com o Sacramento da Eucaristia;
Em seguida, os padres Rodrigo de Carvalho Silva e João Victor Melo Martins elencaram algumas orientações litúrgicas sobre ‘Corpus Christ’, com o propósito de ser bem prepara as celebrações, com atenções para os aspectos relacionados a sacralidade. Também foram trabalhadas questões indicadas no livro “A sagrada comunhão e o culto do mistério eucarístico fora da missa”.
A terceira apresentação do dia tratou acerca da 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, cujo processo na Diocese de Leopoldina está caminhando para a fase forânea. O momento foi conduzido pelo padre Agnaldo dos Reis Ferraz. Na oportunidade, o sacerdote partilhou os encontros e momentos de formação que participou enquanto coordenador de pastoral, a exemplo da Assembleia do Conselho Episcopal Regional, realizada entre os dias 06 e 09 de junho de 2022, tratando, entre outros temas, o Sínodo dos Bispos.
Por fim, padre Agnaldo refletiu sobre uma carta direcionada aos sacerdotes sobre o processo sinodal, assinada pelo secretário geral do Sínodos dos Bispos Mario Card. Grech e por Lazzaro You Heung Sik, arcebipo di Daejeon e prefeito da Congregação para o Clero.
Encerrando a segunda Reunião Geral do Clero da Diocese de Leopoldina, também fizeram o uso da palavra os padres Antônio Márcio Marques de Queiroz (chanceler do bispado), Fernando José de Freitas (vice-chanceler do bispado), Marcelo Sérgio Barros (ecônomo), Márcio Arthur Junior (Assessor da Pastoral Familiar) e Antônio David MArtins (representante dos presbíteros), destacando algumas ações e avisos de seus respectivos setores.

(Ep/D) Antônio Márcio Marques de Queiroz (chanceler do bispado), Fernando José de Freitas (vice-chanceler do bispado)