O padre Agnaldo dos Reis Ferraz, vigário da Paróquia Nossa Senhora Conceição, do município de Muriaé (MG) e assessor eclesiástico da Pastoral do Dízimo da Diocese de Leopoldina, está promovendo uma série lives pelo Instagram @dioceseleopoldina com diversos convidados.
Nesta quarta-feira, 6 de maio de 2020, ele conversou com padre Wagner Scarponi, pároco da Matriz São Paulo Apóstolo, da Arquidiocese de São Paulo, para falar sobre ‘Dízimo em tempo de crise’. Neste período de pandemia, o assunto está em evidência, no entanto, o padre Wagner já trabalhava com a temática antes mesmo do início desta crise, assessorando congressos e retiros em todo o Brasil.
No bate papo ele fez uma explanação sobre o cenário atual de São Paulo, das orientações do cardeal dom Odilo Pedro Scherer e das autoridades, além de explicar os desafios enfrentados pelos sacerdotes com a contenção de despesas e manutenção dos templos católicos.
Dentre os diversos pontos discutidos, comentou sobre uma sociedade acostumada com o consumo pelo prazer, baseados em supérfluos, mas que hoje tem a necessidade de estruturar-se no essencial.
Destacou que a Igreja deve trabalhar a conscientização do Dízimo e suas dimensões religiosa, eclesial, missionária e caritativa, utilizando os meios de comunicação e redes sociais para demonstrar a importância dos fiéis participarem da vida comunitária.