Nesta Quinta-feira da Semana Santa a Igreja recorda a instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, refletindo sobre o Evangelho, segundo São João (Jo 13,1-15), que relembra a Última Ceia de Jesus com seus apóstolos, quando foi instituída a Eucaristia e o sacerdócio.
Tradicionalmente, a Igreja realizada a Missa da Unidade, mas devido ao agravamento da pandemia, foi suprimida da programação. “Não podemos nos reunir para a celebração da unidade, tão significativa para a vivência da diocesaneidade“, lamentou dom Edson Oriolo.
O bispo de Leopoldina disse ainda que a mensagem para os sacerdotes não tem a pretensão de substituir a convivência ou os laços que precisam construir, no entanto é mais que um simples ‘parabéns’: É uma palavra de reconhecimento, incentivo e, principalmente, de encorajamento.
“Cada um dos senhores é uma riqueza humana e ministerial no rosto da Igreja de Leopoldina. A páscoa, na liturgia e na vida, é uma luz que se ergue no horizonte: vamos fazer a diferença, reverter as dificuldades, superar as desconfianças e divisões, para que a alegria de ser comunidade diocesana seja maior que todos os nossos limites pessoais. Conte com as minhas orações e com a minha amizade de bispo e irmão de caminhada. Jesus abençoe a sua vida e o seu ministério”, concluiu.