A Igreja celebrou a Solenidade de Corpus Christi. A Solenidade teve início com uma emocionante Missa campal presidida por Dom Edson Oriolo e concelebrada pelo padre João Victor Melo Martins, pároco da Paróquia Santa Bernadete, em Ubá (MG). Uma multidão de fiéis se reuniu para manifestar publicamente sua devoção e adoração à Eucaristia. A ampla área permitiu a participação de um expressivo número de fiéis, tornando a celebração ainda mais representativa.
Seguindo a tradição, as ruas por onde a procissão passou foram cuidadosamente enfeitadas com tapetes de serragem, formando belos desenhos que simbolizam o Corpo e o Sangue de Cristo. Ao longo de mais de 500 metros de ornamentação, os fiéis foram conduzidos até a Igreja Matriz de Santa Bernadete. Foi lá que o bispo diocesano, Dom Edson Oriolo, concedeu a bênção do Santíssimo Sacramento.
Como parte das celebrações do Dia de Corpus Christi, Dom Edson Oriolo também presidiu uma eucaristia na Sé Episcopal, a imponente Catedral de São Sebastião. O padre Wallace esteve ao seu lado como concelebrante. Também foi realizado uma procissão pelas ruas da cidade, oportunidade de uma demonstração pública da fé. Após a procissão, um momento solene marcou o encerramento da festa de Corpus Christi, com a bênção do Santíssimo Sacramento.
Dom Edson Oriolo, transmitiu uma mensagem de profunda reflexão sobre o significado da Eucaristia. Durante sua homilia, relembrou a instituição da Eucaristia, celebrada na Quinta-feira Santa e enfatizou que a Solenidade de Corpus Christi é um momento especial para celebrar o culto à Eucaristia.
Citando a Carta Encíclica “Ecclesia de Eucharistia” do Papa João Paulo II, o bispo diocesano ressaltou o amor pela Eucaristia. “O Papa João Paulo II teve um carinho muito grande pela Eucaristia, escrevendo esse documento pontifício”, comentou. Através da referida carta, o Papa João Paulo II aborda as inúmeras maneiras pelas quais é possível prestar culto à Eucaristia, inspirando os fiéis a uma vivência mais profunda desse sacramento.
Durante sua fala, o bispo diocesano ressaltou algumas práticas devocionais que manifestam o culto à Eucaristia. Entre elas, destacou a importância da visita ao Santíssimo, momento de adoração e intimidade com o Sacramento. Dom Edson Oriolo também mencionou a participação em momentos de adoração ao Santíssimo, como a Hora Santa, e as procissões como uma das formas de demonstrar publicamente a fé e a vivência da Eucaristia.
Corpus Christi é uma data de profundo significado, pois nos recorda do imenso amor de Cristo, ao nos deixar seu Corpo e Sangue como alimento espiritual. É um momento de fé, devoção e alegria, em que os fiéis se unem em adoração e agradecimento.
Galeria de fotos da celebração em Ubá (MG)