Faleceu na manhã desta quarta-feira, 11 de março de 2020, aos 90 anos, dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, bispo emérito da Arquidiocese de Belo Horizonte. Ele foi o terceiro bispo que governou a Diocese de Leopoldina, sucedendo dom Gerardo Ferreira Reis em 1985.
Em 1989 foi transferido para a arquidiocese de Belo Horizonte como bispo auxiliar e, quando completou 75 anos, pediu renúncia, como prevê o código de direito canônico. Em 2004 tornou-se bispo emérito daquela arquidiocese.
O velório de dom Roque será na Paróquia Sagrada Família, localizada na Ruia Costa Monteiro, 767, em Belo Horizonte (MG). Uma Missa acontecerá às 15:00 horas. O corpo seguirá às 19:00 horas para Itapecerica (MG), sua terra natal, onde será sepultado.
Dom Roque nasceu no dia 9 de outubro de 1929 e foi ordenado padre no dia 8 de dezembro de 1954 por dom Antônio dos Santos Cabral. No dia 5 de agosto de 1985 foi nomeado como bispo de Leopoldina, tendo como lema ‘Ele Lutará por ti’.
Em sua terra natal, foi grande incentivador da música, sendo homenageado com uma orquestra que leva o seu nome.
NOTA DE PESAR
“Lembrai-vos de vossos dirigentes, que vos pregaram a palavra de Deus” Hb 13,7
Em nome do clero e Povo de Deus da diocese de Leopoldina, manifesto pesar pelo falecimento de Dom Sebastião Roque Rabelo Mendes, bispo auxiliar emérito de Belo Horizonte, ocorrido na manha de hoje, 11 de março de 2020.
Dom Roque foi o terceiro bispo da diocese de Leopoldina, governando-a entre 1985 e 1989. O seu ministério episcopal foi assinalado, sobretudo, pela chegada e consolidação de diversos movimentos eclesiais, sobretudo a RCC; pela criação da forania de Além Paraíba e por seu incentivo à vida contemplativa e eremítica.
Expresso, portanto, nossos sentimentos à Arquidiocese de Belo Horizonte, à diocese de Divinópolis, particularmente à comunidade de Itapecerica-MG e aos familiares e amigos de Dom Roque.
Em espírito de ação de graças a Deus pela vida e ministério de Dom Sebastião Roque, colocados ao serviço desta Igreja Particular, convido todos padres para que celebrem nas paróquias e comunidade da diocese pelo seu descanso eterno.
Dom Edson Oriolo
Bispo Diocesano de Leopoldina
Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina, com informações da Arquidiocese de Belo Horizonte.