“Lá vem o trem das CEBs, caminhando com seu povo, escuta meu amigo venha ver o que há de novo” ( canto popular das cebs).
O trem das CEBs saiu da estação de Juiz de Fora, e foi parando em diversas cidades,da região chegando na estação de Miradouro com mias de 80 pessoas, trazendo muita alegria e esperança.
O encontro da Micro Região da Zona da Mata, teve como prioridade, a discussão do tema e lema do 14º Intereclesial, que vai acontecer em janeiro de 2018, em Londrina-Paraná: CEBs e os desafios no mundo urbano e “Eu vi e ouvi a aflição do meu povo e desci para libertá-lo, (Ex 3,7ss).
Iniciamos o encontro com a mística da roda viva trazendo ,os eixos que foram trabalhados: Terra, Água, Gênero e Juventudes e também alguns desafios que hoje são parte integrante de nosso dia a dia: Moradia, Trabalho, Mobilidade (transporte), Saúde Educação, Violência, Sustentabilidade, Tecnologias.
Diante das incertezas e da crise que estamos vivendo, fizemos uma boa análise de conjuntura, política, social e econômica do país, com a participação da assembléia, foi um momento de muita riqueza e esclarecimentos; parte da tarde os grupos foram para as oficinas, e todas os desafios foram trabalhados, e vimos na grande partilha que a esperança ainda é a grande força da comunidade, que acredita na transformação partir dos pequenos .
Não podemos esquecer os momentos de oração e celebração vividos neste dias e que nos ajudaram a ver,ouvir e refletir os clamores do povo, a partilha da vida das comunidades das dioceses de Juiz de Fora, São João Del Rei e Leopoldina, e trazer para nosso meio o dia 1º de maio (dia do trabalhador)fazendo memória de tantos mártires que deram a vida pelo Reino.
Miradouro ,1º de maio de 2016
Santinha Leite