Os membros da Pastoral da Saúde em toda a Diocese de Leopoldina estiveram reunidos no dia 23 de setembro, no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em Leopoldina (MG), para um encontro diocesano. Padre Geraldo Chaves da Cruz, assessor eclesiástico, acolheu os participantes. Ele comentou que a referida pastoral está na fase de articulação na Diocese de Leopoldina, sendo o encontro um passo muito importante para articular os trabalhos e direcionar as ações na região.
Padre Edmilson Ferreira, pároco da Paróquia São José de Além Paraíba (MG) foi o responsável pelo momento de formação, oportunidade que teve de refletir sobre a importância da espiritualidade e da mística da Pastoral da Saúde. Também foi um momento de encontro e partilha entre os membros de diversas regiões forâneas da Diocese de Leopoldina.
A Pastoral da Saúde tem em sua essência a missão no cuidado com a vida humana, valorizando-a em suas dimensões constitutivas; biológica, psicológica e espiritual.
Foi com este desejo que em 09 de maio de 1986, a Pastoral da Saúde foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), sendo organismo de ação social e sociedade cívico-religiosa.
Tem o objetivo de evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, atuandoo junto à domicílios, hospitais, asilos, creches, conselhos de saúde, escolas, associações de bairros e sindicatos.
Tem como missão priorizar a vida e testemunhar o Evangelho no mundo da saúde e visão de um trabalho organizado, educativo e de evangelização em nosso território, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. Representava a atividade desempenhada pela Igreja no setor saúde e manifestava a ternura de Deus para com a humanidade que sofria.
Fotos enviadas pelo Pe. Geraldo Chaves.