Aconteceu no último sábado, 02, na igreja matriz da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Cataguases, o encontro diocesano de acólitos. Aproximadamente trinta jovens de três cidades da nossa diocese participaram da reunião que foi dividida em dois momentos: espiritualidade e formação.
Na parte da manhã o Pe. Waldemar Tadeu conduziu uma reflexão tendo como base o Ano da Misericórdia, a partir da parábola do Pai Misericordioso (Lc 15, 11-32). Trazendo para a nossa realidade, mostrou como agimos ora como o filho mais novo, ora como o mais velho, mas também a dificuldade que temos para desempenhar o papel do Pai, praticando as obras de misericórdia.
Após o almoço o coordenador diocesano dos acólitos, Pe. Rodrigo de Carvalho, deu continuidade à formação ressaltando a importância da atenção durante as Eucaristias, o estudo prévio das celebrações e dos livros litúrgicos, a devida antecipação a possíveis situações que deixariam lacunas nas celebrações, além do bom exemplo diante da comunidade.
O encontro terminou com a Santa Missa cujas funções de cruciferário, tocheiro, librífero e sacrofonista foram exercidas por alguns dos acólitos presentes na formação.
Maycon Zeni Gonçalves
Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia