Encontro do E.A.C. movimenta a Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Cataguases
O final de semana foi agitado na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Cataguases, por ocasião do XXIII Encontro do E.A.C. (Encontro de Adolescentes com Cristo). Quase cento e cinquenta jovens se reuniram para viver uma nova experiência com o Senhor Ressuscitado em suas vidas.
O evento teve início no sábado por volta das 13 horas. O coral logo se encarregou de dar as boas-vindas e animar a turma, colocando todos para cantar e dançar no pátio da matriz. A Sagrada Família foi a padroeira do encontro, e assim sendo, num gesto simbólico, os tios coordenadores foram à frente da fila carregando a imagem de Jesus, Maria e José, conduzindo todos para a sala de palestras. Lá aconteceram, alémdas palestras, teatros e momentos de oração e reflexão durante toda a tarde.
No domingo pela manhã, às 8:30H, foi celebrada a Santa Missa pelo Pe. José Carlos Ferreira Leite. Um momento marcante ocorreu quando Pe. José Carlos se assentou na escada do presbitério e direcionou a palavra exclusivamente para os adolescentes, falando sobre a importância de saber reconhecer Jesus, sobretudo na figura dos irmãos. Após o café da manhã, o dia seguiu com a programação de palestras, círculos e música. Notável foi a participação do grupo de teatro Sentinelas, que emocionou a todos em vários momentos, nas suas diversas apresentações.
Contudo, o momento mais comovente ficou por conta do encerramento, onde os jovens receberam a bolsa com as mensagens enviadas pelos familiares e amigos. Muitos foram às lágrimas ao se depararem com os pais e familiares. A emoção não parou por aí, foi apresentada a encenação “Deus Todo Poderoso”que contou toda a história da Salvação. Mais uma vez, lágrimas.
Na noite da última terça feira, 12, aconteceu o reencontro, cujo objetivo foi ouvir dos jovens aquilo que mais gostaram do encontro e, possivelmente, o que não foi do agrado deles também. Dentre os mais lembrados estavam o coral, os novos tios, a possibilidade de fazer novas amizades, os lanches e a equipe da cozinha (risos) e o grupo de teatro. No fim, foi proferida a seguinte frase: “Sejam bem-vindos à família E.A.C.”; seguida de aplausos e gritos de alegria!
Maycon Zeni Gonçalves – Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia