O salão de reuniões da Cúria Diocesana recebeu no dia 9 de novembro de 2019 os membros da Equipe Diocesana dos Círculos Bíblicos para discutir o planejamento sobre o material de reflexão para o próximo ano, que será direcionado aos grupos de base da Diocese de Leopoldina.
Estiveram presentes o assessor da equipe Pe. Ênio Marcos de Oliveira, da Paróquia São Sebastião, do município de Rodeiro; o coordenador João Marcos Benevenuto e os membros Marília e Zeca, de Muriaé; João Marcos, Nilce, Mirian e Mário Noé, do município de Ubá.
A discussão foi sugerida pelo Pe. Paulo Roberto Gomes, coordenador diocesano de pastoral, que propôs trabalhar com os temas ‘Sínodo da Amazônia’ e ‘Missão’. A equipe chegou à conclusão que o documento final do Sínodo ainda não foi publicado, portanto, o tema seria discutido posteriormente. Com isso, decidiram trabalhar o Documento nº 109 da CNBB, que trata sobre as ‘Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023’.
As novas diretrizes trazem para todos os cristãos uma proposta missionária, que remete aos primeiros povoados cristãos com pequenas comunidades missionárias centrada na casa “LAR”, sustentada por quatro pilares: da PALAVRA; do PÃO; da CARIDADE e da AÇÃO MISSIONÁRIA.
Para Benevenuto o tema contempla de maneira clara o assunto ‘Missão’ e será o material de reflexão dos Círculos Bíblicos para o próximo ano, que terá como Luz os textos Bíblicos do ano A, do Calendário Litúrgico.
O coordenador desejou que o Divino Espírito Santo possa iluminar todos os membros da Equipe Diocesana dos Círculos Bíblicos na produção do material, que será direcionado aos diversos grupos de reflexões espalhados pelas comunidades da Diocese de Leopoldina.
“Agradecemos a toda equipe da Diocese de Leopoldina, em especial ao secretário administrativo Luciano de Oliveira Silva, que nos propiciou toda estrutura para a realização de nossa reunião. Nossa gratidão a todas as funcionárias da casa Rosane e Gilmara que serviram um delicioso café. Também ao Pe. Ênio, pela contribuição com suas opiniões”, comentou.