A Escola de Fé e Cidadania surgiu através da Pastoral Social da Diocese de Leopoldina em parceria com a Cáritas Diocesana, apoio do Fundo Diocesano e Fundo Nacional de Solidariedade.
O objetivo principal é formar uma Rede de Grupos Paroquiais de Fé e Cidadania, de acordo com a Encíclica “Laudato Si”, onde o Papa Francisco nos convoca a uma verdadeira conversão ecológica.
Através de cinco eixos temáticos foi realizado um período de formação de Multiplicadores, para que pudessem repassar às Paróquias interessadas e inscritas, os conteúdos dos mesmos, cujo produto foi a criação de um Caderno com o resumo dos seguintes assuntos. São eles: FUNDAMENTAÇAO BÍBLICA; DOUTRINA SOCIAL DA IGREJA; FÉ, CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS; ANÁLISE DE CONJUNTURA; A SOCIEDADE DO BEM VIVER E ECOLOGIA INTEGRAL.
Sendo assim, tivemos como desdobramento no dia 1º de Março, um encontro na Paróquia São Sebastião, do município de São Geraldo (MG), onde foi discutido o eixo ANÁLISE DE CONJUNTURA.
No dia 07 de Março, os multiplicadores estiveram na Paróquia Santa Rita de Cássia, em Miradouro (MG), onde também foi trabalhado com os participantes o eixo ANÁLISE DE CONJUNTURA.
Posteriormente, no dia 08 de março, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no distrito de Itamuri, em Muriaé (MG), o eixo de trabalho BEM VIVER E ECOLOGIA. No mesmo dia a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ubá (MG), trabalhou a FUNDAMENTAÇÃO BÍBLICA.
Em todos os encontros, os assuntos foram repassados através de uma metodologia participativa e integrada, onde houve grande interesse dos participantes.
Fonte: Genilson Cruz