Vivemos mergulhados em uma cultura que dia após dia nos pressiona cada vez mais a fim de correspondermos com resultados visíveis às aspirações sociais. Com os jovens não é diferente, sobretudo agora, no fim do ano, onde as decisões acerca da carreira profissional precisam ser tomadas.
Nesse final de semana muitos se debruçaram desesperadamente sobre as provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Digo isso porque o fardo colocado nos ombros dos estudantes é demasiadamente pesado. Contudo, lembrem-se, queridos jovens, daquilo que Jesus disse: “(…) meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt, 11, 30).
Num tempo em que somente o vencedor é elevado, o Cristo nos convida a olhar por outro ângulo e a perceber um ensinamento valiosíssimo deixado por Ele: “quem dentre vós quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mt 20, 27). A humildade nos eleva muito mais do que qualquer honraria deste mundo, ela nos leva para o céu.
Talvez a melhor forma de fazer boas provas seja ter a consciência de que antes de querer ser um professor(a), engenheiro(a), médico(a), advogado(a), devemos sempre nos esforçar para ser cristãos católicos autênticos, uma vez que a maior conquista para nós não são títulos terrenos e efêmeros, mas sim a vida eterna.
A Diocese de Leopoldina reza à Trindade Santa pelo bom êxito de todos os que fizeram o ENEM nesse fim de semana e pelos que ainda prestarão vestibular, pedindo que a luz do Espírito Santo recaia sobre cada um e ilumine, não só os resultados e pensamentos, mas também os corações, a fim de que sigam sempre a instrução de São Paulo: “(…) buscai as coisas do alto” (Cl 3, 1). Deus os abençoe!
Maycon Zeni Gonçalves
Seminário Propedêutico Santa Rita de Cássia