No dia 9 de agosto de 2024, foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, o Sr. Pedro Lopes de Lima, muito estimado por todos na Diocese de Leopoldina, que recebeu as últimas homenagens durante o velório e as missas de corpo presente realizadas na Catedral Diocesana de São Sebastião, ao longo desta quinta (08) e sexta-feira (09), culminando em seu sepultamento no cemitério público de Leopoldina.
O Sr. Pedro foi sacerdote e reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida no final da década de 1960. Em 1974, pediu licença do ministério sacerdotal e, com a anuência da Santa Sé, abraçou o estado matrimonial, formando uma família comprometida com a comunidade de fé, ao lado de sua esposa, Maria Alice, seus dois filhos e quatro netos.
Durante muitos anos, o Sr. Pedro exerceu a função de chanceler do bispado na Cúria Diocesana, colaborando com diversos bispos e sacerdotes do clero diocesano. Juntamente com sua esposa, dedicaram-se incansavelmente junto a formação de leigos, atuando como catequistas na Catedral de São Sebastião e em formações de realizadas em outros paróquias, pastorais e movimentos.
Dom Edson Oriolo esteve ao lado da família na manhã desta sexta-feira (09/08), expressando sua mensagem de carinho e gratidão pelos anos de trabalho do Sr. Pedro na Cúria Diocesana e na formação da diocese. Em nota publicada no site oficial da diocese e nas redes sociais, o bispo, junto ao clero de Leopoldina, manifestara solidariedade aos familiares e amigos.
Maria Alice, seus filhos, netos e demais familiares também receberam inúmeras manifestações de carinho de bispos como Dom Dario Campos e Dom José Eudes Campos do Nascimento, além de colaboradores da Cúria Diocesana, paroquianos da Catedral e diversas comunidades paroquiais. Lideranças de pastorais, movimentos da Diocese de Leopoldina e muitos outros que puderam prestar suas últimas homenagens, tanto presencialmente quanto pelas redes sociais, marcaram a despedida deste cristão exemplar ao longo dos dois últimos dias. A Santa Missa Exequial foi presidida por Dom Eudes nesta sexta-feira (09/08) e concelebrada por alguns sacerdotes do clero. Vários padres e próprio bispo de Leopoldina, dom Edson, também estiveram presentes aos longos desses dois dias de velório.
SOBRE O SENHOR PEDRO LOPES DE LIMA
Filho de Fernando Lopes de Lima e Idalina Eudóxia de Lima, Pedro iniciou seus estudos em Manhumirim entre 1953 e 1963, e cursou teologia no Seminário São José, no Rio de Janeiro, de 1964 a 1967. Antes de sua ordenação diaconal em 22 de janeiro de 1967, por dom Gerardo Ferreira Reis, recebeu tonsura, ostiariato, leitorato, acolitato, exorcistato e subdiaconato. Sua ordenação presbiteral ocorreu no dia 29 de junho de 1967, na Paróquia Nossa Senhora da Encarnação de Guiricema (MG), por Dom Frei Filipe Tiago Broers OFM, antigo pároco de sua terra natal.
Atuou como reitor do Seminário Diocesano entre 1968 e 31 de dezembro de 1969. Em 1970, foi professor do Ginásio Espírito Santo de Leopoldina e, de 1º de março de 1971 a 1973, foi diretor do Colégio São Paulo de Muriaé (MG).
Em 1974, pediu licença do exercício do ministério sacerdotal e, com anuência da Santa Sé, abraçou o estado de vida matrimonial, constituindo uma família engajada na comunidade de fé ao lado de sua esposa, Maria Alice, seus dois filhos e quatro netos.
Pedro foi um cristão exemplar por sua atuação não apenas em sua paróquia de residência, a Catedral de São Sebastião de Leopoldina, mas, também, como Chanceler do Bispado de Leopoldina e grande colaborador no curso de Teologia para Leigos de nossa diocese. Sua grande capacidade intelectual e atuação nos serviços voluntários da Igreja sempre foram reconhecidas e admiradas por todos.