40 ANOS NO CORAÇÃO DE MARIA
O Almanaque 1886 informa que “1832 o reverendo cura Manoel Antonio rezou a primeira missa numa capelinha, coberta de bicas de palmito e erecta no alto do morro do antigo cemitério e da forca”.
Isto leva a concluir que a primeira capelinha foi construída no morro dos Pirineus.
No início da década de 60, falavam de possíveis “Aparições de Nossa Senhora” num terreno baldio (hoje Rua Antonio Custódio) proximidades da Capela, informavam que a Virgem era vista sobre arbustos e se apresentava com “uma pequena maquete de pequena Igreja”.
Houve manifestações de fé, romarias, terços, a afirmação e tomaram os fatos como ‘mensagem divina no sentido da construção de uma Igreja (modelo) que alguns viam esboçado nas mãos da Virgem Maria.
A capela localizada na atual praça Mário Malaquias no bairro Pirineus foi construída por fiéis em regime de mutirão entre os anos de 1976 e 1979 com apoio de pessoas como, Ely Rodrigues Netto Dr. Dalmo Pires Bastos e Pe. Domingos Ferreira de Oliveira. Um pouco mais à esquerda da capela havia uma pequena capelinha oratório no local de uma suposta aparição de Nossa Senhora (Álbum “Fé e Religião” ).
São 40 anos da Capela Nossa Senhora Aparecida – Pirineus/Coahb Velha.
Paróquia Nossa Senhora do Rósario Leopoldina-MG