A Paróquia Nossa Senhora da Encarnação, em Guiricema (MG), celebrou as festividades em honra à sua padroeira com uma quinzena preparatória para o Dia de Nossa Senhora da Encarnação, celebrado no dia 15 de agosto. Trata-se da única paróquia no Brasil com esse título, cuja criação se deu pela Lei º 1899 de 19 de julho de 1872, quando o Curato dos bagres, denominação do antigo arraial, foi elevado à categoria de freguesia.
O atual pároco, padre Almir Lopes, juntamente com toda a comunidade paroquial, organizaram dias intensos de oração e festividades, com Santas Missas, quermesse e outras atrações festivas. O bispo diocesano, dom Edson Oriolo, presidiu celebração eucarística no dia 13 de agosto de 2024, que foi concelebrada pelo pároco local, padre Almir, e contou com a participação do capelão de Nossa Senhora da Misericórdia, padre Manoel Macedo de Faria. A celebração também reuniu algumas religiosas e irmãos residentes em Santa Montanha, além de uma numerosa representação de fiéis de Guiricema e região.
Em homilia, o bispo de Leopoldina refletiu que se desejamos demonstrar nosso carinho especial por Nossa Senhora, a melhor maneira é seguir os ensinamentos de seu Filho. “Para agradar uma mãe, devemos viver em conformidade com o que o Filho nos ensinou. Uma das formas mais preciosas de expressar esse amor é participar da Eucaristia, um dos maiores tesouros que Jesus nos deixou”, disse.
“Além disso, é muito importante valorizarmos os momentos fortes, como a quinzena de Nossa Senhora da Encarnação, sempre olhando para Nossa Senhora e nos colocando sob o seu manto protetor. Ao fazer isso, renovamos nossa força para continuar a missão que nos foi confiada. Em toda paróquia, é uma grande bênção ter Nossa Senhora como padroeira, pois sua presença é fonte de alegria e proteção para toda a comunidade”, comentou dom Edson.