A Paróquia São José do Operário de Leopoldina sediou um encontro de formação com representantes de diversas foranias da Diocese de Leopoldina, sobre a Campanha da Fraternidade 2020: “Fraternidade e vida: dom e compromisso”.
O evento aconteceu no dia 7 de dezembro de 2019. O objetivo do encontro foi de aprofundar o tema proposto e promover ações nas igrejas locais. A base do texto que foi trabalhada foi sobre ‘A parábola do bom samaritano’.
Três olhares foram apresentados nesta parábola:
O olhar da indiferença: Um olhar que vê e passa adiante, vivido pelo sacerdote e o levita
O olhar da compaixão: Um olhar que vê, permanece, se envolve, e compromete, vivido pelo samaritano.
Olhar que destrói a natureza: Hoje vivemos uma igreja voltada para salvar o planeta, que está doente no CTI, o Sínodo da Amazônia fez um diagnóstico. Descobriu a doença e a causa. Defender o planeta é defender a vida onde ela está cada dia mais ameaçada.
Segundo representantes das Pastorais Sociais e Cáritas, a Campanha da Fraternidade ajuda a entender com o Bom Samaritano.
“Que o meu próximo é aquele de quem me achego. É aquele a quem dedico cuidado. É aquele com que tenho a alegria de partilhar o caminho da vida. Neste intercâmbio do amor-doação, lembramos o gesto de Pilatos. Ele lavou as mãos mesmo consciente da inocência de Jesus, não foi capaz de agir em favor da vida do Salvador. Também temos diante de nós nesta quaresma, à nossa disposição duas bacias com água: de um lado a bacia utilizada por Pilatos, símbolo da indiferença e da omissão; do outro lado a bacia utilizada por Jesus no Lava Pés, sinal de eterno cuidado, do serviço e do compromisso com a vida.”
Uma das pautas da Igreja Católica do Brasil é o cuidado e a valorização da vida, um apelo da campanha que tem na Santa Dulce dos Pobres sua principal inspiração. A Campanha da Fraternidade visa despertar o espírito comunitário; Educar para a vida em fraternidade, a partir da justiça e do amor, exigência central do Evangelho; Renovar a consciência da responsabilidade de todos pela ação da Igreja na evangelização, na promoção humana, em vista de uma sociedade justa e solidária.
Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina, com informações de Santinha Castorina/P. Sociais e Cáritas.