O Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, cumpriu agenda de compromissos em Leopoldina e Cataguases, participando de inaugurações e visitas programadas em várias localidades. Na tarde desta quinta-feira (17), esteve no Distrito de Piacatuba, para conhecer de perto o trabalho realizado na escola Estadual Pompílio Guimarães, vencedora da 24ª edição do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita.
Na ocasião, Romeu Zema também visitou a “Torre da Cruz Queimada”, onde fica guardada a cruz, cuja lenda retrata a formação do povoado do antigo Curato de Nossa Senhora da Piedade, hoje Piacatuba. O padre Wallace Andrade Teixeira, administrador da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, representando o bispo diocesano, acolheu o governador, que estava acompanhado do prefeito municipal de Leopoldina, o senhor Pedro Augusto Junqueira Ferraz, dos seus secretários e assessores.
O sacerdote teve a oportunidade de ressaltar a importância do patrimônio único de Piacatuba, a Igreja Matriz, datada de meados do século XIX, totalmente original e um verdadeiro monumento histórico e artístico do Estado de Minas Gerais.
HISTÓRIA
Piacatuba era denominado de Curato de Nossa Senhora da Piedade e pertenceu ao Termo de São João Nepomuceno. Tornou-se distrito em 1851 e foi incorporado ao território de Leopoldina em 1854.
A lenda da ‘Cruz Queimada’ retrata a formação do povoado local. A tradição popular diz que um fazendeiro reivindicava a posse da terra onde foi erguida uma cruz.
Insatisfeito, ordenou a sua retirada, tentou cortá-la e até mesmo queimá-la, mas não obteve êxito em nenhuma das tentativas.
Em 1923, o distrito de ‘Piedade’ passou a ser denominado Piacatuba, nome de origem tupi, cujo significado é: PIÁ = Coração; CATÚ = Bom; BÁ (em vez de ABÁ) = Lugar – ou seja: “LUGAR DE GENTE DE BOM CORAÇÃO”.
Piacatuba fica localizado a 22 quilômetros da cidade sede. A entrada principal para o distrito é pela BR-120.
O local tem como pano de fundo os casarões do século XIX, formando um belo cenário, sendo muito requisitado por produtores de cinema para ambientação de filmes e séries.
Os eventos religiosos movimentam o turismo de Piacatuba, como a festa da ‘Cruz Queimada’, que atrai pessoas de todo o país para cumprirem suas promessas. Além disso, tem a Festa de Nossa Senhora da Piedade e a caminhada ‘Fé na estrada’, que revelam a devoção dos peregrinos que percorrem quilômetros até o distrito.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade faz parte da Diocese de Leopoldina, tendo sido criada em 1º de dezembro de 1873 pela Lei nº 2027, mas existem assentos registrados desde 1851, quando era subordinada a Arquidiocese do Rio de Janeiro; Em 1887 foi transferida para Diocese de Mariana e em 1942, com a criação da Diocese de Leopoldina, passou a pertencê-la.