Há um ano, o Sínodo dos Bispos teve como temática central a juventude, sendo debatidas diversas questões, entre as quais, ouvir as aspirações dos jovens como forma de vislumbrar o mundo de amanhã e os caminhos que a Igreja é chamada a percorrer.
Reconhecendo as dificuldades e desafios dos grupos existentes nas paróquias da região, a Diocese de Leopoldina promoveu no dia 27 de outubro de 2019, no Colégio Imaculada Conceição, em Leopoldina, um encontro para buscar mais informações sobre essa realidade.
Trata-se do I CONVOCA GERAL, que oportunizou aos jovens de expressar ideias, desejos, propostas e sentimentos em relação à caminhada espiritual e pastoral, promovendo o debate dos grupos de municípios da área episcopal.
O administrador diocesano Pe. Volnei Ferreira Noro disse que a ideia vem da necessidade de ser feito um levantamento das ações desenvolvidas em diversos grupos de jovens existentes nas paróquias.
“O objetivo é realizar um trabalho de unidade e contínuo, coletando informações, formulando um documento e propondo um reestudo com os grupos, incentivando-os a continuar em sua jornada e mobilizar um movimento à nível de diocese, montando um rosto para o nosso setor da juventude”, comentou.
Natália Brito, do grupo de jovens da Paróquia Jesus Menino de Deus, do município de Recreio, comentou que o encontro foi muito válido, mas que é preciso mais incentivo da diocese.
“Precisávamos disso, de trocar ideias com outras comunidades. Hoje os jovens estão afastados da Igreja e precisamos de mais presença deles”, sugeriu.
O Assessor Eclesiástico Diocesano da Juventude, Padre Wallace Andrade Teixeira, da Paróquia Nossa Senhora Conceição, do município de Laranjal, explicou que os anseios apresentados pelos jovens, respondendo questionários e partilhando depoimentos, contribuirão para o planejamento do setor da juventude, principalmente para o próximo ano, elaborando atividades pastorais, informativas, missionárias e evangelizadoras, no âmbito paroquial, forâneo e diocesano.
“Ao término desse primeiro passo de nossa caminhada onde o Senhor tem mostrado novos rumos, iremos elaborar um documento que, em termos gerais, as expressões juvenis, padres e todo povo de Deus de nossa diocese poderão consultar e serem ajudados em suas realidades paroquiais. E o que digo a eles no dia de hoje, ousemos a caminhar por novos caminhos, a mudar, escolher, experimentar, errar, acertar, recear e esperar… mas que demos passos e que sejam os passos que Deus nos chama a dar“, finalizou.
A programação do I CONVOCA GERAL teve início na parte da manhã deste domingo (27), com um café da manhã; animação com a apresentação do Ministério da Música, da Paróquia Nossa Senhora Conceição, do município de Laranjal; Oração inicial com o Pe. Wallace e pregação com o seminarista Maicon Zeny; formação de grupos, que discutiram os problemas e formularam propostas para maior mobilização do setor da juventude.
Também houve um discurso do Pe. Volnei; intervalo para almoço; leitura dos anseios dos jovens; preenchimento de uma pesquisa online e encerramento com a celebração de uma Santa Missa.
Assessoria de imprensa da Diocese de Leopoldina.