Nos últimos anos, a Província Eclesiástica composta pela Arquidiocese de Juiz de Fora e pelas dioceses de São João del-Rei e Leopoldina promovem de forma conjunta a Novena de Natal.
É um material de estudo e reflexão para os grupos que realizam as reuniões nas comunidades, participando da experiência de estar em casa com os irmãos e as irmãs celebrando o Advento do Natal do Senhor Jesus Cristo. Portanto, é um momento que a Igreja conclama todos a prepararem o ambiente para a Novena e o encontro com as famílias.
O tema ‘Ide e Anunciai!’ (MC 16,15) reflete o convite de Jesus no Evangelho: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”, destacando que todos tem o direito de CONHECÊ-LO e serem amados.
Os coordenadores de pastorais da província definiram o tema, a capa, orientações sobre os encontros, textos bíblicos, orações iniciais e finais. Além disso, cada área episcopal preparou o seu conteúdo, a exemplo da Diocese de Leopoldina, que, através da Equipe Diocesana dos Círculos Bíblicos, trabalhou no desenvolvimento de alguns textos, sob assessoria de Pe. Ênio Marcos de Oliveira e do Coordenador Diocesano de Pastoral Pe. Paulo Roberto Gomes.
Segundo o Secretário Diocesano Luciano de Oliveira Silva os livretos já estão disponíveis e os interessados em adquirir o material devem buscar informações nas secretarias das respectivas paróquias (confira os contatos).
O Pe. Volnei Ferreira Noro, administrador diocesano comentou que o Papa Francisco tem falado muito de uma Igreja Missionária ‘em saída’, que vai ao encontro dos outros. “Não façamos a Novena só nas casas de pessoas que frequentam nossas Igrejas, mas, sobretudo, nas casas daqueles que estão afastados. Em outubro deste ano foi realizado o Sínodo da Amazônia, buscando refletir sobre os problemas e desafios para a evangelização de todos aqueles que se encontram nessa região que abrange vários países. Cuidar e defender a vida humana, sobretudo dos pobres e excluídos é missão de todo cristão”, orientou.
Em mensagem publicada ao povo da Província Eclesiástica, o Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, afirma que celebrar o Natal do Senhor é motivo de muita alegria para o povo de Deus em marcha. “A encarnação do Filho de Deus é o evento histórico que mudou o rumo de muitos povos e de milhões de pessoas. O Senhor quer conquistar a todos. O Natal é festa que aviva a fé e aumenta o amor nos corações que aprenderam a agir como Jesus, nosso Divino Salvador. É uma festa missionária”, comentou.
Assessoria de Imprensa da Diocese de Leopoldina, com informações de Luciano Oliveira Silva, João Marcos Benevenuto e Arquidiocese de Juiz de Fora.