Por Paróquia do Divino Espírito Santo, Ubá/MG
No ano em que se celebra o centenário da promulgação da Carta Apostólica Maximum Illud do Papa Bento XV (de 1919), nosso amado Papa Francisco nos coloca dentro um mês Missionário Extraordinário, o mês de outubro desse ano.
Desde o início de seu pontificado, o papa tem insistido em nossa responsabilidade missionária de anunciar o Evangelho e essa insistência resvala na vocação recebida no batismo sacramental. O voto que assumimos no nosso batismo sacramental e que de forma consciente, confirmamos no sacramento da Crisma, deve ser levado à sério, pois é o maior voto. Quem, entretanto observa este voto tão importante? A desordem no coração e na vida dos homens e mulheres de nosso tempo não seria devido ao descumprimento do voto batismal? Não podemos mais fugir dessa verdade: nossa vocação é evangelizar!
Na paróquia Divino Espírito Santo/Ubá, o trabalho de sensibilização e planejamento do mês Missionário Extraordinário teve início no mês de julho e todas as dez comunidades que compõem o território paroquial foram separadas em três setores para que a missão possa acontecer de forma organizada e provoque a unidade entre as próprias comunidades, movimentos e pastorais,
- Sob o patrocínio de São Francisco Xavier, se concentram todas as cinco comunidades rurais (Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Nossa Senhora das Graças, Divina Misericórdia, Santo Antônio e Santa Rita de Cássia).
- Tendo como patrona Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, estão mais duas comunidades: Rainha da Paz e Santa Teresinha.
- E sob o patrocínio de Santa Dulce dos Pobres, canonizada nesse dia 13 último, se colocam três comunidades: São Domingos, Nossa Senhora Aparecida e a Matriz e nos seus arredores.
No dia 13 de outubro (domingo), os missionários dos três setores receberam o envio pelas bênçãos do pároco, padre Silas Geraldo. Na missa de envio, as cruzes missionárias que acompanharão os missionários em todas as atividades de evangelização foram abençoadas e entregues a representantes de cada setor.
Na certeza de que Nosso Senhor é bom e abençoa todo bom propósito, no domingo de todos os santos, 02 de novembro, os missionários retornarão à matriz para um novo encontro, ocasião para agradecer e louvar a Deus pela experiência de ser Igreja em saída mais uma vez!