Em mais um ano, de 01 a 08 de setembro a Paróquia de São José de Tocantins, vivenciou mais um Jubileu, o de número 67, este ano com o tema central: “COM O BOM JESUS EVANGELIZAR COM ALEGRIA, SOB O OLHAR PROTETOR DE MARIA!”Fazendo alusão ao que celebramos neste ano de 2017: O centenário das Aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal e o tricentenário da Aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul.
No dia 01, primeira sexta-feira do mês, às 18:30h, deu-se início a procissão de abertura pelas ruas da cidade com as imagens do Senhor Bom Jesus Crucificado e Nossa Senhora das Dores, ao som da harmoniosa Sociedade Musical Lira Tocantinense, onde já era possível ver no olhar dos participantes, a alegria em poder celebrar mais este momento importante na vida de nossa comunidade paroquial. Após a procissão, deu-se início a Solene Celebração Eucarística de abertura, presidida pelo pároco Mons. Alexandre dos Santos Ferraz, tendo no final a Bênção do Santíssimo Sacramento, lembrando a devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Em cada dia contamos com a presença de padres amigos: Pe. Volnei, Pe. Márcio Arthur, Pe. Almir, Pe. Oliveiro, Pe. Silas. No dia 03, chegou à cidade a tão aguardada presença amiga do Pe. Francisco Montemezzo (Petrópolis), que há 40 anos participa de nosso Jubileu. Apesar de sua idade avançada, sempre traz uma disposição incansável para atendimento das confissões dos fiéis e visita aos enfermos. Também recebemos a visita do Pe. Antônio Firmino que foi o antecessor do Mons. Alexandre à frente desta paróquia, ao qual muito agradecemos sua presença amiga.
No dia 07, feriado nacional, pela manhã realizamos a Procissão do Santíssimo Sacramento com o intuito de pedirmos a bênção de Jesus Sacramentado para nossa amada pátria, apesar de tanta corrupção, não ser o Brasil que sonhamos, e pedir a bênção para o nosso município. À tarde um grupo de leigos, juntamente do Pároco Mons. Alexandre e do Seminarista Maycon, estiveram presentes na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Dona Euzébia, para a Solene Celebração de Ordenação Presbiteral do Pe. Wallace Andrade Teixeira, designado para os trabalhos de Vigário junto ao povo tocantinense, e ansiosos o aguardamos.
No dia 08, feriado municipal, encerramento do Jubileu, Festa da Natividade de Nossa Senhora. Pela manhã a Missa com a Unção dos Enfermos, onde foram administradas cerca de 400 unções, a Missa presidida por Mons. Alexandre, concelebrada pelo Francisco e Pe. Silas, uma grande participação de fiéis. À tarde a procissão de encerramento, novamente com as imagens do Bom Jesus e Nossa Senhora das Dores, em seguida a Celebração final, presidida pelo Reverendíssimo Bispo Diocesano Dom José Eudes, concelebrada pelo Mons. Alexandre, Pe. Francisco e Pe. Reginaldo, filho da terra que exerce seu Ministério Sacerdotal junto à Diocese de Petrópolis, que muito nos honrou com sua presença.
Mais uma vez queremos bendizer o nome do Senhor por tantas maravilhas realizadas em nosso favor. A oportunidade da reconciliação pelo Sacramento da Penitência.
Agradecemos de coração às equipes de Liturgia e aos Ministérios de Música e Comunidades pela belíssima preparação das celebrações. Agradecemos a equipe da cozinha, das barracas, sempre tendo o cuidado em preparar deliciosos lanches. Agradecemos o apoio da Prefeitura. Agradecemos a participação dos Padres e do Sr. Bispo. Nosso muito obrigado à Sociedade Musical Lira Tocantinense. Agradecemos de coração a participação de todos os paroquianos e romeiros. Se o Jubileu foi uma bênção, foi porque o povo de Deus veio participar.
“Gratias agotibi!”
Leandro Quintino
Secretário Paroquial