Neste domingo, 20 de outubro de 2019, foi celebrado o Dia Mundial das Missões. Durante todo o mês a Igreja intensifica o incentivo aos fiéis, religiosos e leigos a se dedicarem em ações e gestos concretos que visem o bem estar da população.
O objetivo é despertar a consciência da missão e impulsionar as transformações na sociedade. Ir ao encontro do outro, servir e visitar os doentes, são alguns exemplos de compaixão de Jesus que refletem nessas ações.
Diversas paróquias da Diocese de Leopoldina estão se mobilizando para atender a convocação do Papa Francisco, para tornar a celebração universal, engajadas para assumir o papel missionário.
A paróquia da Catedral de São Sebastião, no município de Leopoldina, possui um grupo composto por 40 adolescentes. No sábado, 19 de outubro de 2019, foi celebrada uma missa pelo Pe. Flávio da Silveira de Souza, de Envio dos missionários para ações durante o mês de novembro, em várias residências dos fiéis da referida paróquia.
Serão momentos de oração com as famílias, levando a mensagem do Evangelho para os que estão impossibilitados de frequentar a Igreja, por motivos de doença, aqueles com dificuldades de mobilidade, acamados, entre outros.
“A ação missionária da Igreja, fundamenta-se na ordem que o próprio Jesus deu aos seus discípulos: ‘Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a todos os povos e nações’. Para dar cumprimento a este mandato, a Igreja convoca e envia os discípulos-missionários, assim constituídos pelo batismo. Portanto, a missão é tarefa a ser desempenhada por todos os cristãos”, comentou o Pe. Flávio da Silveira de Souza.
No município de Miraí os jovens participaram de uma formação ministrada por Luciano Oliveira, no dia 19 de outubro de 2019, na Matriz Santo Antônio. Mais de 50 pessoas estiveram presentes, entre eles representantes das paróquias Senhora Santana, do município de Santana de Cataguases e Santo Antônio, de Miraí, além da comunidade de São Sebastião da Vargem Alegre.
Segundo Luciano Oliveira, os leigos foram divididos em cinco grupos, com a tarefa de discutir e partilhar suas concepções sobre as palavras: Busca, Chamado, Seguimento, Missão e Fidelidade. Ao final, foi entregue um roteiro para serem seguidas as orientações sobre as visitas que serão realizadas nas residências.
O seminarista Henrique explicou aos jovens missionários que: A Palavra de Deus deve ser lida e rezada antes de sair em missão.