“Senhor eu cantarei eternamente o vosso amor” (Salmo 88)
Na manhã desta quinta feira, 02/04/15, reuniram-se junto ao Bispo Diocesano o Clero da Diocese de Leopoldina, os Seminaristas, Consagrados, Religiosos e Leigos representantes de todas as paróquias de nossa Diocese para Celebrar a Missa da Unidade.
Um só sentimento tomava conta de todo povo de Deus que acompanhava a celebração.
Cantar eternamente o amor de Deus na vida de nossa Diocese, como nos propunha o Salmo 88. Amor este manifestado muitas vezes através dos Padres, servos de Deus, presentes em nosso meio. Em sua homilia Dom Jose Eudes nos exortava sobre a importância do sacerdote na vida da comunidade. O sacerdócio confiado por Deus a cada um destes homens que se fazem servos e devem zelar, com amor, pelo seu povo. Ainda, em sua reflexão, o Bispo destacou o significado da Comunidade Cristã que acolhe o Presbítero e trata também dele com zelo e amor. Fazendo assim um compromisso fraterno na vida da Igreja.
Todos os sacerdotes renovaram, na presença do Bispo Diocesano dom José Eudes suas Promessas Sacerdotais, e todo povo de Deus presente rezou pelos mesmos.
Foram abençoados também nessa Celebração os Santos Óleos;
Óleo dos Catecúmenos, usado na celebração do batismo.
Óleo dos Enfermos, usado no atendimento aos fiéis doentes e idosos que recorrem a esta Unção.
Óleo do Crisma, usado nas ordenações Presbiterais, Episcopais e no Sacramento da Crisma
No final da celebração cada Padre recebeu das mãos de Dom José Eudes os frascos com os Santos Óleos para serem usados em suas Paróquias. E Dom José cumprimentou e abraço a cada um de seus Padres, por uma Santa Páscoa.
Um sentimento de alegria envolvia a todos os presentes nesta celebração, momento onde podemos testemunhar a unidade de nossa igreja local que fortalece a cada um de nós.
Ao final, Sr. Bispo disse: Encerro recorrendo às palavras do Evangelho de Lucas 4,18-19 “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19 e para proclamar um ano de graça do senhor.”
Que este compromisso de Jesus frente a sua igreja seja renovado no coração de cada Sacerdote não apenas no dia de hoje, mas em todo seu ministério.
E que sejamos sempre uma igreja missionária, evangelizadora e unida como demonstramos nessa manhã de 02/04/2015.