Monsenhor Waltencyr, amado por todos os diocesanos, tem uma longa trajetória de 55 anos dedicados ao sacerdócio, dos quais 52 foram servindo como pároco da Paróquia Sant’Ana de Pirapetinga. Prestes a completar os seus 86 anos de idade, embora convalescendo de uma enfermidade, está na plenitude do exercício de seu ministério. No entanto, após um tempo significativo desempenhando o ofício de pároco de Pirapetinga, apresentou sua carta de renúncia ao ofício.
Dom Edson Oriolo recebeu com profunda gratidão e imenso respeito a expressão de sua livre decisão de afastar-se do ofício de pároco, dedicando-se mais ao cuidados de sua saúde e vivendo com maior tranquilidade entre seus queridos amigos e eternos paroquianos. “Monsenhor Waltencyr , é uma figura emblemática não somente para Pirapetinga (MG) e para os fiéis da Paróquia Sant’Ana, mas também para a Diocese de Leopoldina, da qual foi Administrador Diocesano, e para toda a Igreja, por isso o momento é de gratidão e de reconhecimento por sua trajetória humana e sacerdotal”, enfatizou o bispo diocesano.
Em sua carta, Monsenhor Waltencyr expressou que, após uma vida inteira dedicada à pastoral e à propagação dos ensinamentos divinos, há um momento em que a idade “pesa” e torna-se difícil cumprir todas as obrigações relacionadas à administração de uma paróquia em crescimento, cujas demandas ultrapassam os limites físicos. Ele reconhece que não pode e não quer se aposentar do ministério sacerdotal, mas sim do ofício de pároco. Mesmo assim, ele continuará conciliando suas atividades, mesmo com o avançar da idade.
Vou continuar conciliando, mesmo com a idade, atividades que o novo Pároco ou Administrador Paroquial necessitar e permitir. Enquanto possuir forças devo continuar servindo a Igreja e aos meus superiores. Sei que a ordenação é uma consagração para a vida toda e que devo continuar a disposição da Santa Igreja Católica a medida do possivel.
Expressamos nossa imensa gratidão por todos os anos de dedicação incansável, sabedoria e amor pastoral que Monsenhor Waltencyr ofereceu à comunidade de Pirapetinga e à Diocese de Leopoldina. Sua liderança, humildade e zelo pelo bem-estar espiritual dos fiéis serão sempre lembrados e reverenciados.
Que Deus, em sua infinita bondade, continue a abençoar e guiar Monsenhor Waltencyr em sua caminhada, e que sua influência perdure como um exemplo inspirador para todos nós. Estamos eternamente gratos por sua presença e pelos ensinamentos que nos transmitiu ao longo de todos esses anos.