A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, neste Ano da Paz, nos convidou a nos unirmos pela Paz. Nosso Bispo Diocesano, Dom José Eudes, aceitou o convite, e convidou todos os Párocos da sua Diocese a caminharem pela Paz no dia 04 de outubro – dia em que a nossa Igreja celebra São Francisco de Assis – o nosso Santo da Paz.
Violência é algo tão complexo, tão heterogêneo, tão grande, e insistimos em representá-la assim, de maneira tão simples, expressando-a apenas numa palavra. A violência é muito mais que uma palavra. A violência tem tingido a nossa Muriaé de sangue.
Sabedores do convite da CNBB, nos reunimos, 3 amigos leigos, e resolvemos abraçar a causa, de corpo e alma. Desde o início do mês de junho, nos encontramos por diversas vezes, fizemos contato com nossos Párocos, e, enxergamos a necessidade de fazermos um movimento que envolvesse toda nossa querida Muriaé. E esse é um trabalho de formiguinhas.
Tivemos o sim do Padre Cícero Machado – Pároco da Matriz São Paulo, o sim do Padre Silas – da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e o sim do Padre Adilson Neri, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, e nosso Vigário Forânio. O Padre Adilson se encarregou de contactar os outros Párocos de Muriaé, que deram seu sim.
A Igreja do Evangelho Quadrangular, nas pessoas do Reverendo Wilson Reis e da Pastora Sílvia Cristina, foi a primeira Igreja Evangélica a enxergar a importância do movimento, e a dizer sim. Posteriormente tivemos o sim das Igrejas Getsêmani (Pastor José Ronaldo Venâncio) e Assembléia de Deus Rocha Eterna (Pastor Odimar Alves).
Os Poderes Públicos – Legislativo, Executivo e Judiciário juntaram-se a nós, bem como as Polícias Civil e Miliyat,e o Ministério Público. Entidades de classe – OAB, Sociedade Médica, Associação dos Odontólogos, Lions e Rotary, e CDL também. Tivemos o apoio incondicional e fundamental das nossas emissoras de Rádio – Catedral e Muriaé.
Criamos uma página no Facebook, escolhemos uma logomarca “Muriaé pela Paz”, e articulamos entrevistas nas Rádios parceiras – com Padres, Pastores, Representantes dos Poderes Públicos. Imprimimos um folheto que foi distribuído nas Igrejas e pelas entidades de classe.
Padres e Pastores concordaram em suspender Missas e Cultos no horário previsto para a passeata, que foi divulgada amplamente nas Igrejas e nas redes sociais. Padres e Pastores gravaram áudios curtos, que eram transmitidos nas rádios. Nosso Bispo Diocesano, Dom José Eudes, gravou um vídeo falando da importância do movimento (vídeo este que foi mostrado nas nossa Igrejas católicas, e postado no Facebook).
Então, no dia 04 de outubro, às 9 h, nos concentramos na Praça João Pinheiro – e nossa cidade se vestiu de Paz. Levamos para as ruas de Muriaé a Paz que trazemos em nossos corações.
Antes de sairmos em caminhada, Padres, Pastores, representantes dos Poderes Públicos subiram ao Palanque – apenas a Juiza Aline Arquete, após a execução do Hino Nacional, dirigiu poucas palavras ao povo, falando da importância do que estávamos realizando, da importância do nosso grito de Paz.
A caminhada teve início com a Música “Momento Novo”, e fomos ouvindo outras músicas: Oração de São Francisco, É bonita demais, Amar como Jesus amou, Ressuscita-me, Jesus Cristo, Com muito louvor e Oração da família.
Caminhamos – com o coração em festa, até a Rodoviária de Muriaé – aproximadamente (cálculo da Polícia e dos Bombeiros) – 8 mil pessoas.
Lindo de ver – uma multidão – com Paz no coração. Uma multidão de irmãos.
Nosso Bispo Diocesano Dom José Eudes caminhando no meio do povo – com a simpatia e humildade que o tornam tão semelhante ao nosso querido Papa Francisco. Abraçando a todos, deixando-se fotografar com os caminhantes, tomando crianças no colo.
Padres, Pastores, autoridades, e povo – numa só voz, num só clamor.
Ao final da caminhada Dom José Eudes falou da importância do nosso movimento, e agradeceu a todos .
Na dispersão, apresentações de capoeira, dança, quadrilha, teatro infantil – para mostrar o que pode ser feito com as crianças, para fazer germinar a semente da Paz em cada coração
A caminhada foi muito linda. O trabalho começa agora.
Clique Aqui e confira as fotos