Havendo maior entendimento sobre as limitações impostas pela crise sanitária do novo Coronavírus, razão do adiamento da ordenação diaconal de Fernando José de Freitas e Márcio José Ferreira Júnior, agendada para o último dia 19 de março, o Bispo Diocesano, Dom Edson Oriolo, em reunião havida na tarde da última terça-feira, 6 de abril, comunicou a decisão de remarcar para o dia 1º de maio, memória de São José Operário, a cerimônia de ordenação.
Dom Edson salientou que a indefinição do momento presente e a possibilidade de persistência ou mesmo de agravamento da pandemia, recomenda que a ordenação seja realizada brevemente, atendendo às expectativas dos candidatos, seus familiares e amigos e, sobretudo, as necessidades pastorais da Diocese de Leopoldina. Além disso, como o agendamento da ordenação esteve relacionado à celebração do ‘Ano de São José’, a nova data atende a essa proposta.
Pressupondo a eventualidade de circunstâncias imprevisíveis, três diferentes cenários foram ponderados, como forma de resguardar adiamentos: na primeira delas, como já programado, a ordenação ocorrerá na Igreja Matriz de São José Operário, em Leopoldina, com a presença do clero e familiares, de acordo com a porcentagem de ocupação do templo estabelecida pelo decreto municipal que vigir. Na segunda possibilidade, em função de possível variação entre decretos municipais, a celebração ocorrerá na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Santana de Cataguases, paróquia de origem do acólito Márcio Júnior, nas mesmas condições previstas para o primeiro cenário. Finalmente, para o caso de estar limitado ao mínimo o acesso à celebração, a mesma ocorrerá na Capela de Nossa Senhora Aparecida, do Seminário Diocesano de Leopoldina, com a presença dos sacerdotes e seminaristas residentes na casa e dos pais e irmãos dos ordinandos.
A Igreja particular de Leopoldina, consciente de sua missão de evangelizar a todo o tempo e em toda circunstância, lança mão dos recursos disponíveis e, sensível à missão de promover e defender a vida presta total acatamento à legislação e une forças com o poder público na superação desta terrível pandemia, que ameaça o bem-estar de todo o Povo de Deus.
Toda a comunidade diocesana é, portanto, convidada a se unir em orações pelos acólitos Fernando e Márcio, neste tempo de expectativa pela aproximação da ordenação.