O Povo de Deus presente no município de Muriaé (MG) acolheu com carinho o padre Flávio da Silveira de Souza, que assumiu os trabalhos de evangelização na Paróquia Santa Cruz. Sua posse aconteceu na Comunidade São João Evangelista, no dia 23 de dezembro de 2020, mas sua transferência definitiva ocorreu no início deste ano, no dia 04 de janeiro de 2021.
Padre Flávio vinha exercendo o papel de pároco da Paróquia Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), além de cura dessa Igreja Mãe. Concomitantemente era pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Distrito de Piacatuba, também em Leopoldina. Além disso, foi ecônomo da Diocese de Leopoldina.
“Procurei servir com dedicação e amor. Nesse tempo que estive em Leopoldina e em Piacatuba, tive um contato com um povo acolhedor, bondoso, generoso, solidário, trabalhador e, acima de tudo, amante das coisas da Igreja. Depois de muitos trabalhos, conquistas e alegrias experimentadas, chego a Muriaé para estar à frente da querida Paróquia Santa Cruz. Embora muito jovem, oferece uma grande contribuição nas ações evangelizadoras em nossa Igreja particular de Leopoldina. Isso é motivo de muita alegria e honra para mim, mas também de preocupação e responsabilidade em dar continuidade aos trabalhos realizados pelos padres que me antecederam”, comentou o sacerdote.
Padre Flávio disse ainda que assume os trabalhos na Paróquia Santa Cruz com muita alegria, com o coração aberto, disposto amar e servir, dialogar e somar forças com os padres da Forania de Muriaé.
“Quero lembrar que o padre sozinho não consegue nada, portanto, quero contar com a colaboração dos fiéis leigos e leigas, para alcançar o que Deus deseja para a nossa paróquia”, frisou.
De forma fraterna, acolheu os seus novos paroquianos, convidando-os a renovar o Sim a Deus e a Igreja. Também levou uma palavra de carinho aqueles que estão afastados, convidando abrir o coração e voltar a fazer parte dessa grande família, colocando os seus dons a serviço da edificação do Reino de Deus.
Por fim, agradeceu a Deus pelo dom da vida e por sua vocação. Ao bispo diocesano, dom Edson Oriolo, pela confiança. Disse que sua família é o berço de sua vocação. Aos padres e seminaristas, a gratidão.
Na Santa Missa de posse do novo pároco, presidida por dom Edson Oriolo, o bispo diocesano comentou que o padre Paulo Roberto, com muito carinho, teve a sensibilidade de cuidar dessa pequena porção do Povo de Deus.
Ele falou sobre o desafio do Padre Paulo em assumir o papel de reitor do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora (MG), auxiliando na formação dos futuros sacerdotes da Diocese de Leopoldina.
Para substituí-lo na paróquia, fez um convite ao padre Flávio, que aceitou o desafio. “Com muito carinho o padre Flávio disse sim nesta sua nova missão de evangelização. Que ele possa preparar tantos corações para que Deus possa continuar manifestando suas graças, suas bênçãos sobre essa comunidade paroquial”, comentou.
Dom Edson lembrou ainda sobre a importante missão do sacerdote, de ensinar, santificar e governar, servindo ao povo, anunciando a Palavra, ensinando e levando as pessoas para junto de Deus e trazendo Deus para junto das pessoas.
Fotos: Facebook da Paróquia Santa Cruz/ Iza Aparecida
SOBRE O PADRE FLÁVIO
Flávio da Silveira de Souza nasceu no dia 28 de maio de 1971, em Visconde do Rio Branco (MG). É filho de José Pedro de Souza e Izolina Silveira de Souza. Estudou na Escola Estadual Dr. Celso Machado; fez curso técnico em contabilidade e administração de empresas, além ter a formação superior em direito.
Também é formado em filosofia e teologia, pelo Instituto Teológico Santo Antônio, de Juiz de Fora (2001).
Foi ordenado diácono no dia 12 de dezembro de 2001, na Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), pela imposição das mãos de dom Célio de Oliveira Goulart.
Sua ordenação presbiteral aconteceu em sua terra natal, no Santuário Santo Antônio, pelo então bispo diocesano, dom Célio de Oliveira Goulart.
Foi vigário paroquial das paróquias de São Sebastião, em Volta Grande (MG) e Nossa Senhora da Conceição, de Estrela Dalva (MG), entre 2002 a 2008;
Foi administrador paroquial da Paróquia São Sebastião, em São Geraldo (MG), entre os períodos de 09/05/2008 a 17/09/2014;
Posteriormente, exerceu o seu ministério sacerdotal na Paróquia Catedral de São Sebastião, em Leopoldina (MG), sendo administrador paroquial desta Igreja Mãe da Diocese de Leopoldina, até o dia 17 de outubro de 2017; Posteriormente, foi nomeado pároco e cura da Catedral.
Concomitantemente exerceu o ofício de pároco da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, no Distrito de Piacatuba, em Leopoldina (MG), entre outubro de 2014 até o dia 04 de janeiro de 2021.
Na Cúria Diocesana, exerceu um profícuo trabalho de ecônomo da Diocese de Leopoldina. Também foi assessor eclesiástico do Movimento de Cursilho e Cristandade em toda área episcopal.