“Lançarei redes em águas mais profundas”, disse o novo pároco de São Sebastião, padre Luiz Neto, acolhido pela parcela do povo de Deus de São Geraldo (MG), em celebração eucarística com o rito de posse canônica presidida por dom Edson Oriolo na noite desta terça-feira, 22 de fevereiro de 2022.
O sacerdote citou o Evangelho de Lucas (Lc 5,1-11), que narra a dificuldade dos pescadores às margens do lago de Genesaré, sendo orientados por Jesus a “Avançarem para águas mais profundas”. Dessa forma, pescaram tantos peixes que as redes se romperam. A reflexão do novo pároco demonstra os desafios de uma nova caminhada que, certamente, será marcada por muito trabalho em prol da construção do Reino de Deus, juntamente com o seu povo.
O bispo da Diocese de Leopoldina, dom Edson Oriolo, disse em homilia que há algum tempo vem conversando com o padre Luiz Neto para uma nova missão. “Hoje esta comunidade está recebendo o novo pároco, que terá a missão de proclamar a Palavra, cuidar dos sacramentos e aproximar as pessoas de Deus. Ele exerceu bem o seu ministério por onde passou, assim como o padre Renato, que aqui esteve nos últimos anos. Que a comunidade o acolha com muito carinho, isso é muito bonito”, comentou.
A celebração eucarística na Igreja Matriz contou as presenças do povo de São Geraldo e dos municípios onde o padre Luiz Neto trabalhou, como Cataguases, Guarani, Muriaé e Ubá. Também esteve presente o vigário forâneo de Visconde do Rio Branco, o padre Marcelo de Aguiar Morais, o vice-chanceler do bispado, padre Fernando José de Freitas, o decano da Diocese de Leopoldina e filho de São Geraldo (MG), Monsenhor Antônio José Chámel, o cerimoniário do bispado, padre Rodrigo de Carvalho e o pároco de Divino Espírito Santo de Ubá, padre Eduardo Francisco, além dos seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida.
A acolhida ao novo pastor foi marcada por momentos de carinho e homenagens, saudando o padre Luiz Neto como o novo membro da família. “É com muita alegria que nossa paróquia e cidade recebe o senhor, que cuidará de nós como um pastor cuida e reconhece cada ovelha de seu rebanho. Te abraçamos com muito amor, pois sabemos que vai conquistar e ser conquistado. Criamos expectativas com sua chegada e queremos oferecer nosso apoio nesta caminhada. Sabemos dos desafios, mas temos a certeza que nunca estará só”, manifestaram os paroquianos.
Nos ritos finais, padre Luiz Neto disse que, por onde passou, suas palavras sempre buscaram recolher e não distanciar as pessoas. “Não sou um padre intelectual, mas carrego comigo a escola Mariana, onde todos nós devemos ser matriculados, pois é a escola da fé, humildade, da simplicidade e a escola do Sim. Nossa Senhora me ensina, a cada dia, ser um homem de Deus”, finalizou.
SOBRE O PADRE LUIZ NETO
Nasceu no dia 15 de outubro de 1972, no Rio de Janeiro (RJ). É filho de Luzia Francisca Neto, tendo por mãe de criação a senhora Percídia Pereira. Viveu sua infância em Miracema (RJ), noroeste fluminense, onde fez os seus primeiros estudos. Foi aluno da Escola Agrotécnica Federal de Rio Pomba (1995).
É formado em filosofia, tendo estudado na PUC-Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1997) e CES – Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (MG), concluindo em 1999. NO CES-JF também concluiu sua graduação em teologia (2003).
Recebeu os ministérios de leitor e acólito em 2002, pelo bispo diocesano Dom Célio de Oliveira Goulart. Em Leopoldina (MG), foi ordenado diácono, por Dom Eurico dos Santos Veloso, em 12 de dezembro de 2003.
Foi ordenado sacerdote no dia 14 de agosto de 2004, pela imposição de maos de Dom Dario Campos, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Muriaé (MG).
MINISTÉRIOS
- Administrador paroquial de Nossa Senhora Aparecida de Muriaé (MG), entre 03 de janeiro de 2005 a 31 de dezembro de 2005;
- Administrador paroquial da Paróquia São Cristóvão e Imaculada Conceição de Cataguases, entre setembro de 2014 a dezembro de 2017;
- Administrador paroquial da Paróquia São Francisco de Paula de Vista Alegre, entre setembro de 2014 a dezembro de 2017;
- Administrador paroquial da Paróquia Santa Bernadete de Ubá, entre 05 de dezembro de 2017 a 15 de fevereiro de 2022;
- Pároco da Paróquia de São Sebastião de São Geraldo, tendo início de seu ministério em 22 de fevereiro de 2022.