Dom Edson Oriolo continua empossando os padres que tiveram suas transferências anunciadas no final do ano passado, para o exercício de importantes trabalhos na região episcopal da Diocese de Leopoldina.
O padre Rômulo Gomes de Oliveira, então pároco das comunidades paroquias de Argirita e Tebas, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Além Paraíba.
Dessa forma, o padre Paulo Roberto Gomes, que estava na Paróquia Santa Cruz de Muriaé, assumiu os trabalhos como administrador paroquial das paróquias Senhor Bom Jesus, de Argirita e Santo Antônio, em Tebas. Entre 2016 e 2017, Pe. Paulo Roberto exerceu o seu ministério sacerdotal nessas comunidades, retornando para esta nova caminhada com os seus paroquianos.
A Solene Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano aconteceu na noite desta quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, em Tebas, reunindo parte do Povo de Deus de ambas comunidades paroquiais, respeitando as recomendações sanitárias vigentes, em decorrência da pandemia Covid-19. A Missa com rito de posse foi transmitira ao vivo pelas redes sociais da Paróquia Santo Antônio.

Também estiveram presentes o vigário da Forania de Leopoldina, o padre Valtenir de Lima e Silva, parte do clero diocesano, seminaristas, além das autoridades de Leopoldina e Argirita, como o prefeito de Leopoldina, o senhor Pedro Augusto Junqueira Ferraz e o vice-prefeito de Argirita, o senhor Marcos Cezar Pereira Carvalho.
Em sua homilia, dom Edson destacou a missão do padre Paulo Roberto como administrador paroquial e formador, pois ele também assumiu o desafio de ser o novo reitor do Seminário Diocesano Nossa Senhora de Guadalupe, em Juiz de Fora, onde os seminaristas estudam filosofia e teologia.
Disse que as comunidades de Tebas e Argirita ganharam dois presentes: um novo pastor e os seminaristas, que estarão ao lado do padre Paulo ajudando o trabalho pastoral nessas regiões. O bispo comentou ainda que, oportunamente, as pessoas possam visitar o Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, reaberto em Leopoldina após 50 anos, demonstrando o nobre trabalho de formação dos futuros padres da Igreja particular de Leopoldina. Pediu para que todos os seminaristas se levantassem, sendo ovacionados por todos, pela importante missão vocacional.
Por fim, representantes das comunidades paroquiais leram mensagens de carinho na acolhida de seu novo pastor: “Com amor o acolhemos, abraçamos e rogamos a Deus copiosas bênçãos, protegendo seu ministério e caminhada. Que nosso trabalho seja agraciado, pois temos a sede do saber e de ser pessoas cada vez melhores, ansiando continuamente pelo cuidado com o terreno, para que a nova semente caia e produza muitos frutos”.
Também agradeceram ao bispo diocesano, dom Edson Oriolo, recordando da mensagem acolhedora contida em sua homilia de posse, tendo um significado de grande profundidade no seu ministério episcopal. Mencionaram também suas obras publicadas, o serviço, e a missão de Jesus, modelo de Pastor.
“Dom Edson, nossos paroquianos sentem-se honrados com a vossa presença e irradiam imensa alegria neste momento que a Luz , Cristo, semeia Bênçãos”.
Sobre o padre Paulo Roberto Gomes
Paulo Roberto Gomes nasceu no dia 28 de outubro de 1964, em Muriaé (MG). É filho do saudoso casal Hermenegildo José Gomes e Rita Hastenreiter Gomes. Desde criança participava das Missas na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Muriaé. Ainda jovem teve o desejo de ser padre, entrando para o seminário aos 15 anos de idade. O holandês Pe. Ênio Martins, Missionário do Sagrado Coração, foi o sacerdote que o inspirou.
A irmã Luzia, da Congragação Marcelina, foi quem o incentivou para seguir no caminho vocacional. Estudou nas escolas estaduais Prof. Gonçalves Couto e Padre Maximino Benassati, em Muriaé (MG). No dia 19 de fevereiro de 1980, ingressou no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Juiz de Fora, cursando o primeiro ano do ensino médio, vindo a concluí-lo no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, também em Juiz de Fora, entre 1980 e 1982;
Entrou para o seminário maior em 1983, em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, cursando filosofia no Seminário Júlio Chevalier; O período de formação como noviciado foi realizado em 1986, em Niterói (RJ). No ano seguinte, ingressou no curso de teologia, no Seminário de Teologia Pe. Geraldo Pelzers, em Contagem (MG);
Recebeu os ministérios de Leitorato e Acolitato em 1989, na Capela do Seminário de Teologia de Contagem, diante do Provincial Pe. Tiago Prins, Missionário do Sagrado Coração; no dia 17 de março de 1990 foi ordenado diácono por dom Sebastião Roque Rabelo, na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, em Contagem (MG), onde exerceu o seu ministério diaconal entre março e julho do mesmo ano;
Foi ordenado sacerdote no dia 21 de setembro de 1990, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Muriaé (MG), pela imposição das mãos de dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, então bispo de Leopoldina, com o lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Nessa mesma paróquia presidiu sua primeira Missa, no dia 22 de setembro de 1990.
Pelo Seminário Diocesano Paulo VI de Nova Iguaçu (RJ), graduou-se em filosofia, entre 1983 e 1985; Já em Belo Horizonte, cursou teologia pelo CES – Centro de Ensino Superior Companhia de Jesus, entre 1987 e 1990;
Posteriormente, em 1997, fez licenciatura em filosofia, sociologia e psicologia, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte;
Em 1993, fez sua especialização em Ciência da Religião, pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora; Pela FAJE – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia de Belo Horizonte, fez mestrado em Teologia, entre 1994 e 1996; É doutor em Teologia pela PUC-RJ Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, além de ter especialização em Teologia Bíblica pelo Centro Verbo-SP.
Exerceu o seu ministério sacerdotal nas seguintes paróquias:
Vigário Paroquial da Paróquia Santa Luzia (1990);
Vigário Paroquial da Paróquia Pio X (1991-1993), Arquidiocese de Juiz de Fora;
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração/setor Sagrado Coração de Jesus (Contagem), Arquidiocese de Belo Horizonte (1994-1998);
Pároco da Paróquia N. Senhora do Sagrado Coração (Santuário das Almas), na Arquidiocese de Niterói-RJ (1999-2005);
Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista (Neves), Arquidiocese de Belo Horizonte (2006-2007);
Pároco da Paróquia São Paulo de Muriaé, Diocese de Leopoldina (2008-2012);
Administrador Paroquial da Paróquia São Pedro de Alcântara, em São Gonçalo, Arquidiocese de Niterói-RJ (2013);
Administrador Paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Miradouro-MG, Diocese de Leopoldina (2014-2015);
Administrador Paroquial das Paróquias Santo Antônio (Tebas) e Bom Jesus (Argirita), Diocese de Leopoldina (2016-2017);
Pároco da Paróquia Santa Cruz, Muriaé-MG, Diocese de Leopoldina (2017-2020).
OUTROS SERVIÇOS MINISTERIAIS
Formador do Seminário Menor Nossa Senhora do Sagrado Coração (Juiz de Fora) dos Missionários do Sagrado Coração (1990-1993); Assessor Arquidiocesano de Catequese (Juiz de Fora/1992-1993);
Vigário Forâneo e Membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Belo Horizonte (1996-1998);
Professor de Teologia Sistemática no Instituto Dom João Rezende Costa, Instituto Marista de Ciências Humanas e Instituto Santo Tomás de Aquino em Belo Horizonte (1995-1999);
Professor temporário da PUC-Minas no curso de pós-graduação em Teologia (Juiz de Fora e São João del Rei -2014-2015);
Secretário Provincial (1996-1998);
Assessor do CERNE e CETESP (CRB-Nacional);
Moderador da Assembleia Internacional de Provinciais (2000) no Rio de Janeiro;
Conselheiro Provincial (1996-1998, 2000-2002, 2006-2008, 2012-2014);
Membro do Grupo de Teólogos da CRB-Nancional (2000-2005);
Membro e Moderador do Capítulo Geral- Roma (2005);
Diretor Executivo do Instituto Santo Tomás em Belo Horizonte (2006-2007);
Professor na FAJE-BH do Curso de mestrado e doutorado em Teologia (2006);
Orientador Espiritual do Seminário Maior da Diocese de Almenara, em Contagem (2006-2007);
Presidente do Coramérica (Comissão de Espiritualidade das Américas dos três generalatos: Filhas de N. Sra do Sagrado Coração. Irmãs MSC e MSC) de 2012-2015.
Coordenador do Curso de Teologia de Leigos da Diocese de Leopoldina (2014);
Formador do Seminário Propedêutico da Diocese de Leopoldina (2019-2020)
Coordenador Diocesano de Pastoral (2017-2020); membro do Conselho Presbiteral (2017-2019) e do Colégio de Consultores (2020).